Tartaruga marinha é encontrada por funcionários da Seconser no lago do Campo de São Bento PDF Imprimir E-mail

22/10/2018 – Na manhã desta segunda-feira (22), funcionários da Seconser, que trabalham na limpeza do lago do chafariz do Campo de São Bento, em Icaraí, foram surpreendidos com o aparecimento de uma tartaruga marinha. Pesando aproximadamente 20 quilos, a tartaruga chamou a atenção de quem passava pelo parque. Logo, ela foi transferida pelos funcionários, com todo o cuidado, para o lago dos patos, onde também está o Pintado encontrado na semana passada, no mesmo local. Assim que o trabalho for concluído, a tartaruga e o Pintado voltam para o lago do chafariz.

O Campo de São Bento está passando por um projeto de revitalização, que inclui a limpeza dos três lagos do parque. O primeiro deles, onde ficam os patos, já foi limpo. Atualmente, o trabalho está concentrado no lago do chafariz, o maior deles. A previsão é de que a limpeza seja concluída nas próximas semanas. Em seguida, começa o trabalho no lago das carpas. Desta forma, até novembro todo o processo de limpeza estará concluído.

Os três lagos somam dois milhões de litros de água, recebendo oxigenação constantemente. Os peixes não são prejudicados com a limpeza, já que durante o trabalho são transferidos para os outros lagos. Para este processo de limpeza, está sendo realizado o esvaziamento dos lagos, a retirada dos detritos que são transportados e, posteriormente, usados como adubo nos viveiros de mudas da cidade. Depois de esvaziado, é feita a limpeza do fundo do lago e das pedras. Os peixes são preservados e transferidos para os outros lagos com todo o cuidado necessário.