Prefeitura empossa aprovados em concurso público PDF Imprimir E-mail

24/10/2018 – Os analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental e auditores municipais de Controle Interno, aprovados no concurso público da Prefeitura de Niterói, foram empossados nesta quarta-feira (24), no Teatro Municipal de Niterói, no Centro. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou da cerimônia acompanhado da secretária de Planejamento, Giovanna Victer, da controladora geral do Município, Cristiane Marcelino, do procurador-geral, Carlos Raposo, do secretário de Governo, Bira Marques, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira e do deputado estadual Waldeck Carneiro.

“Quando assumimos a Prefeitura, em 2013, estávamos em um contexto muito difícil, com obras paradas, dívidas, salários atrasados e uma administração desorganizada, usando sistemas e métodos ultrapassados de gestão. Enfrentamos essa crise sem medo, com coragem e determinação, e a encaramos como uma oportunidade para mudar o modelo de administração da cidade. Uma dessas mudanças foi a profissionalização da gestão, com a modernização dos processos e de equipamentos, implantação de novas práticas, a valorização dos funcionários e a realização de concursos, além da estruturação de um plano estratégico para Niterói. Essa é a nossa maior conquista e certamente será o maior legado que vamos deixar para a cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Lançado em janeiro deste ano, o processo seletivo contou com prova escrita objetiva e discursiva, avaliação de títulos e um curso de formação, também de caráter eliminatório, realizado durante todo o mês de agosto. Participaram do processo seletivo, que teve a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como organizadora do concurso, 4.153 pessoas de todo o país.

“Gostaria de parabenizar os concursados que hoje tomam posse, dar as boas-vindas à Niterói e ao setor público. Hoje trabalhamos para o estado, que recolhe parte dos recursos das pessoas para que possamos retornar esse investimento para a sociedade. Nosso papel na Secretaria de Planejamento é fazer com que esses recursos sejam alocados obedecendo regras e critérios como justiça e redução da desigualdade e valores como transparência e equidade”, destacou a secretária Giovanna Victer, informando que, com a posse dos concursados, o setor de Controle passa para a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Seplag passa a se chamar Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.

Os 20 candidatos classificados para Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental ocuparão seus cargos na Seplag e os 10 admitidos para a carreira de Auditor Municipal de Controle Interno exercerão suas funções na CGM.

“Com a posse dos concursados, a Controladoria passa, efetivamente, a funcionar. A CGM é um órgão de assessoria direta ao prefeito. Já realizamos o fortalecimento do sistema de controle do Município desde o início da gestão do prefeito e esse processo se aprimorou com a criação da Controladoria”, destaca a controladora do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino.

As carreiras de Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental e Auditores Municipais de Controle Interno foram criadas pela lei 3.305, sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves em julho do ano passado.

“Sou morador de Niterói, fui estudante de Arquitetura e Urbanismo na UFF e para mim é um orgulho estar aqui. Uma das coisas mais bacanas que esse concurso nos proporcionou foi o curso de formação, onde pessoas com diferentes graduações: advogados, economistas, cientistas políticos, pensaram, juntos, a cidade, trabalhando para entender como podemos ter uma gestão mais eficiente. Dispomos das melhores tecnologias e práticas, de conhecimento e, principalmente, temos o diálogo e a democracia para garantir uma melhor administração pública”, analisa Gabriel Soares da Costa, de 25 anos, novo analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental.