Câmeras da Prefeitura de Niterói rastreiam bandidos em fuga que acabam presos pelo Niterói Presente PDF Imprimir E-mail

09/11/2018 – Dois homens acusados de estelionato, saidinhas de banco e roubos em caixas eletrônicos foram presos na manhã desta sexta-feira (09-11), por agentes do Niterói Presente, no Pé Pequeno, Zona Sul de Niterói. A prisão foi possível graças ao monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acompanhou o trajeto do veículo que estava em fuga, após os elementos tentarem aplicar mais um golpe dentro de uma agência bancária em Icaraí.

Guardas Municipais e agentes do Niterói Presente, programa de reforço do policiamento totalmente custeado pela Prefeitura, que trabalham no monitoramento das câmeras do Cisp receberam chamado via rádio de ocorrência em andamento.Com as características do veículo, um Jetta branco placa ETO 8550, passaram a rastrear o trajeto dos bandidos. Sem saber que estavam no foco de câmeras do Cisp, que orientava os motociclistas do Niterói Presente, os elementos percorreram em alta velocidade o trajeto entre as ruas Gavião Peixoto e Itaperuna, passando pela Avenida Roberto Silveira, em apenas dois minutos.

Na delegacia, a vítima reconheceu os suspeitos como autores da tentativa de roubo. Foram presos com 3 celulares IPhone e o veículo que usaram na fuga. Uma testemunha relatou aos agentes que os suspeitos tentavam aplicar um golpe. Afirmou ter visto os suspeitos   trocando o cartão magnético e fugindo. O caso foi registrado na 77 DP em Icaraí, onde foi constatado que os   elementos já tem passagem pela polícia pelo mesmo crime. Os dois ficaram presos.

Em dezembro, o programa Niterói Presente completa um ano. Atualmente, cerca de 300 agentes atuam no Centro, Icaraí, Santa Rosa e Fonseca. Entre estes profissionais, estão reservistas do exército e policiais militares da ativa, que se dedicam ao programa nos horários de folga, e policiais inativos.

Monitoramento - O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), da Prefeitura de Niterói,  foi inaugurado em agosto de 2015 e conta com 400 câmeras. Através das câmeras, a cidade é monitorada por 24 horas e trabalham integrado as forças de segurança  que atuam no município.

Atrelados ao Cisp existem ainda 9 portais de segurança, com leitores automáticos capazes de verificar as placas de veículos em situação irregular. As imagens captadas ficam armazenadas em um banco de dados e podem ser requisitadas pelas polícias Civil e Federal para facilitarem as investigações.