Nota de falecimento PDF Imprimir E-mail

20/11/2018 – A Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal das Culturas, a Fundação de Arte de Niterói e o MAC Niterói lamentam profundamente a perda, na manhã desta terça-feira (20), de João Sattamini, um dos mais importantes colecionadores de arte contemporânea do país.

"João Santamini sempre teve uma sensibilidade extraordinária, além de ter sido uma pessoa muito agradável e de grande cultura. Sempre foi um parceiro de Niterói. Todos sentimos muito sua partida. Minhas condolências a esposa, filhos e família", disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Com cerca de 1.300 peças, a coleção Sattamini reúne obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Frans Krajcberg, Ivens Machado, Maria Leontina, Milton Dacosta, Jorge Guinle, Wanda Pimentel, Ernesto Neto, Antonio Dias, Aluísio Carvão, entre muitos outros nomes consagrados da arte brasileira. O acervo fica no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), obra de Oscar Niemeyer, criado justamente para abrigar a coleção.

Como disse Sattamini: “Uma coleção só existe se puder ser vista, comparada com as outras, analisada em suas possíveis deficiências e na sua dinâmica de crescimento. Ela deve servir para que artistas a usem em seu processo de aprendizado, além de instrumento para a permuta entre instituições para suas exposições. Neste caso, Niterói, cidade intrinsecamente ligada à cultura, poderá ter acesso ao que de melhor puder ser mostrado em termos de artes”.