Pacientes do HPJ realizam exposição fotográfica em museu de Niterói PDF Imprimir E-mail

04/12/2018 – As iniciativas de inclusão dos usuários da rede de Saúde Mental nos espaços públicos, sobretudo nas atividades ligadas ao trabalho, cultura, esporte e lazer, vem sendo desenvolvidas em Niterói pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O Núcleo de Atividades Coletivas (NAC) do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba inaugurou, nesta terça-feira (04), a Exposição Entrelaços, produzida por cerca de 30 usuários da rede de Saúde mental de Niterói. A mostra, que traz releituras da visão fotográfica de famosos fotógrafos brasileiros e estrangeiros, está exposta no Museu Janete Costa, no Ingá.

De acordo com a psicóloga Clara Lobo, nesse trabalho, que demorou cerca de três a quatro meses, foram usados como inspiração o olhar de quatro fotógrafos: Sebastião Salgado, Mario Cravo Neto, Francesca Woodman e João Saldec.

”Nós mediamos, demos os instrumentos para eles usarem, mas com toda a liberdade para escolherem como seria feito, se eles iam fotografar, ser fotografados, protagonistas ou não”, explicou.

O poeta e fotógrafo Lupércio Rio Branco participou do projeto e levou aos usuários seu conhecimento profissional.

“É a primeira vez que trabalho com esse público e foi muito gratificante vê-los nesse coletivo de interatividade. Tentei passar detalhes da parte de produção e montagem das fotos e eles se saíram super bem. Foi um valor que conseguiram executar artisticamente mostrando as suas habilidades. Esse é o caminho”, enalteceu.

A exposição é gratuita e fica aberta até o próximo domingo (09), de 10h às 17h.