Guarda Municipal de Niterói completa 81 anos PDF Imprimir E-mail

28/12/2018 – A Guarda Municipal de Niterói comemorou, nesta sexta-feira (28), seu 81º aniversário, com uma solenidade no auditório Antônio Cláudio Nogueira, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Além dos diversos servidores ativos e inativos da corporação, participaram da cerimônia integrantes das guardas de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Itaboraí.

O secretário municipal de Ordem Pública (Seop), Gilson Chagas, falou sobre os avanços da instituição e destacou a importância do trabalho dos agentes. “A Guarda Municipal é uma instituição que faz parte da história de Niterói e foi criada quando a cidade ainda era capital. A Guarda, após um grande período de estagnação, avançou, nos últimos anos, tanto estruturalmente quanto institucionalmente. É um trabalho árduo, mas gratificante. Tenho orgulho de poder contribuir para este avanço”, enfatizou Chagas.

Durante a solenidade, servidores da GM que desempenharam as melhores ocorrências do último semestre foram homenageados e receberam certificados. O inspetor adjunto Ronaldo Freitas comemorou a nova fase da Guarda Municipal.

“Nesses 17 anos que estou na Guarda, enfrentamos e superamos diversas dificuldades salariais e precariedades nas condições de trabalho. A situação mudou bastante, evoluímos muito, e ainda temos muito a realizar para alcançarmos a GM que queremos”, disse.

Melhorias – Desde 2013, a gestão municipal tem como objetivo investir na capacitação da Guarda Municipal de Niterói. Entre as ações adotadas pela Prefeitura está a construção da Cidade da Ordem Pública, no Barreto, com centro de formação, refeitório e auditório. O Município também dobrou o efetivo da Guarda, passando de 300 para 600 agentes por meio de um concurso público.

Nos últimos anos, foram realizadas diversas intervenções e melhorias para GM, como o plano de cargos e salários, a criação do Regime Adicional de Serviço (RAS) e a aquisição de armamentos não letais.