Guarda Municipal de Niterói resgata tartaruga-verde em Charitas PDF Imprimir E-mail

20/01/2019 – Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram, na madrugada deste domingo (20/01), em Charitas, uma tartaruga-verde. Os guardas foram acionados pela população, por volta de duas da manhã, através de um telefonema dado para o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O animal, que estava preso em uma linha de pesca, foi resgatado pelo agentes e solto no mar.

"A tartaruga foi salva porque os moradores seguiram a orientação que sempre damos de chamar o socorro sem tocar no animal. Se tivessem tentado tirar a linha sem a técnica certa, talvez ela acabasse sendo ferida. Soltamos porque ela estava em ótimas condições", explica Edson Jorge, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.

Em 2018, a Coordenadoria resgatou 1.287 animais silvestres e domésticos. A média mensal é de 110 resgates por mês dos mais variados animais: atobás, tartarugas, filhotes de gambás, corujas, porcos-espinhos, bichos-preguiça, tamanduás, capivaras, caranguejos e cobras.