Clin realiza curso de jardinagem para adolescentes PDF Imprimir E-mail

21/2/2019 – Com oficinas teóricas e práticas, integrantes da segunda etapa do programa Clin Social, iniciaram hoje (21), um curso de jardinagem. O projeto, que é desenvolvido pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), tem como objetivo oferecer aprendizado e possibilidade de geração de emprego e renda para adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, matriculados na rede municipal de ensino, que sejam moradores do Morro do Céu, no Caramujo.

Vinte jovens participam das aulas que estão sendo ministradas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em São Francisco. O curso é dividido em 15 módulos, com apostila e material para as aulas práticas. O engenheiro florestal e paisagista responsável pelo projeto, Eduardo Lins, explica que a direção da escola é responsável pela triagem dos adolescentes que participam do projeto.

“Pretendemos despertar ao máximo o interesse dos alunos pela jardinagem e pelo meio ambiente, bem como capacitá-los para que possam colocar em prática os ensinamentos. Esperamos que os estudantes se interessem por prestar serviços de manutenção de jardins, a fim de abrir o campo de trabalho”, afirma Lins.

Os estudantes Patrique Ferreira, de 16 anos, e Jéssyca da Silva, 15, que ingressaram no Clin Social com 14 e 10 anos, respectivamente, hoje fazem parte da segunda etapa do projeto e contam que estão ansiosos para aprender cada detalhe do curso.

“O projeto mostra a importância da preservação da natureza. Já na primeira aula, aprendi sobre algumas espécies de plantas. São aprendizados que vamos poder compartilhar e aplicar no meu dia a dia”, conta Patrique. “Estou muito feliz com o curso, sempre gostei de cuidar de plantas. Minha tia tem um jardim em casa e eu sempre cuido dele, com certeza vou aplicar todo meu conhecimento do curso e praticar nesse jardim, afinal, a gente só aprende colocando a mão na massa”, diz Jéssyca, entusiasmada.

Iniciativa - O Clin Social é uma iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói voltado para crianças de 8 a 14 anos, alunos da escola municipal Ernani Moreira Franco, no Fonseca. São oferecidas atividades esportivas, culturais, musicais, artísticas e pedagógicas. O projeto também disponibiliza acompanhamento social às famílias, possibilitando acesso à rede municipal de serviços. Com este programa, já foi possível a inclusão social de 535 crianças e adolescentes.

Por conta do sucesso do projeto, que começou em 2010, a Clin deu início, em outubro de 2016, ao “Clin Social 2ª Etapa”, com o objetivo de manter o vínculo com os adolescentes de 14 a 16 anos. Nesta nova etapa, os jovens são encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz da Clin e têm a oportunidade de inserção na capacitação profissional e preparação para o mercado de trabalho.