Prefeitura reforça sinalização nas rotatórias da Região Oceânica PDF Imprimir E-mail

003

22/02/2019 – A Prefeitura de Niterói está reforçando a sinalização vertical das rotatórias da Região Oceânica. A medida visa a dar mais segurança aos motoristas e pedestres, e evitar acidentes. As rotatórias garantem uma maior fluidez dos veículos sem a necessidade instalação de sinal de trânsito no local.

As novas placas estão sendo instaladas por equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) nas rotatórias que apresentam fluxo mais intenso de veículos. Todas as rotatórias já contam com sinalização horizontal, que também orientam os condutores dos veículos para evitar colisões.

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem. “A NitTrans mantém agentes de trânsito nas principais rotatórias da região para orientar os motoristas. Para evitar acidentes, os motoristas devem ficar atentos às regras de circulação em rotatórias”, destaca o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha.

Ele ressalta que, de acordo com artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência na rotatória é do veículo que já estiver em circulação. Além disso, nas rotatórias com grande volume de tráfego, os agentes de trânsito controlam o fluxo de veículos para evitar colisões.

“Isso significa que o motorista que vai entrar na rotatória deve esperar aquele que estiver circulando, passar. No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita”, orienta.

Seta – Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.