Corte momesca e bloco da terceira idade marcam início do Carnaval em Niterói PDF Imprimir E-mail

corte

03/03/2019 – A abertura oficial do carnaval de Niterói aconteceu neste sábado (2), na Rua da Conceição, no Centro da cidade. Pela manhã, o prefeito em exercício, Paulo Bagueira, acompanhado do presidente da Neltur, Luiz Fernandes Braga, entregou a chave da cidade ao Rei Momo do Carnaval de Niterói 2019, Pablo Jales, e acompanhou o desfile do Bloco da Bola Branca, composto por integrantes da terceira idade. Nem mesmo a chuva desanimou os cerca de 400 foliões.

À noite, Bagueira percorreu carnavais de bairros de Niterói. Acompanhado da corte momesca da cidade, que além do Rei Momo traz a Rainha, Keila Goulart, a 1ª Princesa, Fabiana Santos e a 2ª Princesa, Hérica Nascimento, o prefeito em exercício passou pelo Engenho do Mato, Avenida Central, Largo da Batalha e Ponta D'Areia.

“Estamos fazendo esse resgate do carnaval de Niterói há mais de 10 anos, fortalecendo o movimento da construção da cultura popular. Nosso objetivo é oferecer uma programação variada, de bailinhos infantis até festas voltadas para a terceira idade, para agradar turistas e niteroienses. Planejamos o carnaval com integração entre as secretarias e autarquias do Município e o Estado para que seja um evento com estrutura e segurança para os foliões e para a população, e diminuindo o impacto na mobilidade urbana”, destaca o prefeito em exercício Paulo Bagueira.

Ele destacou a atuação do Cisp Móvel como importante reforço para a segurança dos foliões nestes dias de eventos em diferentes pontos da cidade. A unidade móvel atuará nos quatro dias de carnaval, sendo dois dias na Avenida Central, e dois dias na Rua da Conceição. O veículo conta com sete câmeras internas e está conectado as mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Esquema especial – No período do carnaval, a Guarda Municipal estará com todo o seu efetivo nas ruas e equipes da Clin terão turmas especiais cuidando da limpeza no rastro dos blocos e nos principais pontos de concentração dos foliões. A Nittrans também reforçou equipes e cuidará das interdições e desvios no trânsito. Os hospitais municipais funcionarão normalmente e equipes da secretaria municipal de Saúde estarão de prontidão, assim com os agentes da Defesa Civil municipal. Além dos desfiles da Rua da Conceição, a folia tomará conta de toda a cidade. Serão 85 blocos que farão seus desfiles em praticamente todos os bairros.

Sapucaí – O prefeito em exercício, Paulo Bagueira, também esteve neste sábado (2), na Marquês de Sapucaí, onde acompanhou o desfile da Acadêmicos do Cubango. A verde e branco de Niterói ganhou, pela segunda vez seguida, os Estandartes de Ouro de melhor escola e melhor samba-enredo da Série A. Este ano a agremiação trouxe para a avenida o enredo "Igbá Cubango: a alma das coisas e a arte dos milagres", de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que estrearam na escola ano passado.