Prefeitura de Niterói realiza dia D de prevenção ao Aedes PDF Imprimir E-mail

16/03/2019 – As ações do dia D de prevenção ao Aedes aegypt realizadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói neste sábado (16) foram bem sucedidas. Os profissionais de todas as Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família realizaram panfletagem sobre os cuidados necessários para evitar focos e outras informações sobre doenças transmitidas pelo mosquito nos principais pontos de movimento dos bairros. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também promoveu mutirões de combate ao mosquito na Engenhoca, zona Norte e em Santa Rosa, Zona Sul da Cidade.

As unidades de saúde abriram as portas e os funcionários foram deslocados para fazer o trabalho de corpo a corpo nas ruas, orientando pedestres e motoristas sobre as ações cotidianas para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Na Policlínica da Engenhoca, por exemplo, foi montada uma base com agentes do setor de informação e educação em saúde da FMS, agentes de zoonoses, profissionais de saúde da unidade e agentes da Clin para mostrar com detalhes como manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água, entre outras medidas.

José Antônio Ramos, 52 anos, morador do bairro, recebeu a visita dos agentes em sua residência e prontamente atendeu ao chamado da equipe.

“Temos sempre que prevenir, manter os ralos limpos, as plantas sempre com areia nos vasos, garrafas tampadas. Procuro fazer minha parte e sempre disposto a receber os agentes em casa. É um serviço essencial, pois se o vizinho do lado não combater na casa dele, acaba com todo o trabalho que eu fiz na minha, então os agentes servem para manter todos alertas”, enfatizou o funcionário Público.

De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Niterói, a cidade possui 0.8% de infestação de criadouros, o que indica baixo risco de surto da doença, patamar considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde Maria Célia Vasconcellos, que participou das atividades deste sábado, associou o bom desempenho ao trabalho da equipe e o apoio da população nas ações de prevenção.

“O resultado na queda do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito demostra a efetividade do trabalho que é feito todo o ano pela FMS no combate ao Aedes em conjunto com os cidadãos”, exalta a secretária, afirmando que as equipes continuam trabalhando para conseguir cada vez mais avançar nesta luta.

Mutirões

Cerca de 40 agentes foram divididos entre os bairros de Santa rosa e Engenhoca para dar seguimento aos mutirões de combate ao mosquito que são realizados aos fins de semana na cidade em áreas que são mais propensas a proliferações de vetores e nas casas que não foram visitadas durante a programação intersetorial por ausência do morador. Ao todo, cerca de 800 casas receberam os profissionais.