Campo de São Bento recebe a 5ª edição da campanha Niterói Down Click na Beleza PDF Imprimir E-mail

Down

23/03/2019 – Na manhã deste sábado (23), o Campo de São Bento, em Icaraí, foi palco da diversidade e inclusão durante a 5ª edição da campanha Niterói Down Click na Beleza. O evento realizado pela Prefeitura de Niterói, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), e contou com diversas atividades durante toda a manhã, como desfile de moda, apresentações de dança, shows de talento, reunindo mais de 200 pessoas.

A diretora da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Adriana Neves, enfatizou que este ano o evento tem como tema “Não deixe ninguém para trás”. O objetivo é provocar uma reflexão a respeito da inclusão das pessoas com Síndrome de Down e suas necessidades e, a partir daí, lançar um olhar mais humano acerca da diversidade e da política inclusiva.

"Este ano, nossa campanha está bastante focada na questão da saúde das pessoas com Síndrome de Down. Este evento hoje é para aproximar as pessoas que lidam com a causa, seja no setor público ou no privado. Estamos contabilizando importantes conquistas, mas ainda temos muito para avançar. São muitos desafios, principalmente na inclusão no mercado de trabalho para essas pessoas. É esta luta diária que vai criando condições para mais conquistas", disse Adriana.

Este ano, a campanha foi estrelada pela pequena Luiza Marinho, de 3 anos. A mãe de Luiza, bastante emocionada durante o evento, fez questão de ressaltar a importância de iniciativas como esta esta.

"A Luiza teve leucemia, doença que acomete muitas crianças com Síndrome de Down, e foram dias muitos difíceis. Hoje estamos celebrando a vida. Eventos como este contribuem para mostrar as nossas crianças e do quanto elas são capazes. É muito gratificante ver a minha filha nesta campanha. Espero que ela sirva de exemplo para muitas outras famílias", contou Patrícia.

A programação do Niterói Down Click na Beleza terá ainda mais um evento no próximo dia 28. A partir das 9 horas, na Câmara Municipal, será realizada uma palestra com a pediatra Érica Coelho, que vai abordar o tema "A saúde da pessoa com Síndrome de Down".

O Niterói Down Click na Beleza foi lançado em 2015, no dia 21 de março. Esta data que homenageia os engajados na luta pela inclusão das pessoas com Down, não foi escolhida por acaso. Ela faz referência à terceira cópia do cromossomo 21, que é responsável pela alteração no DNA.