Prefeitura e UFF estudam ampliação de parcerias de acordos de cooperação técnica PDF Imprimir E-mail

01/04/2019 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, na tarde desta segunda-feira (01), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega para conversar sobre a ampliação de futuras parcerias e acordos de cooperação técnica entre o Executivo e as inúmeras faculdades da entidade. Neves destacou a importância de Niterói ter uma Universidade com o porte da UFF.

Durante o encontro de trabalho, Rodrigo Neves frisou que, em breve, pretende anunciar novas parcerias em áreas como: sustentabilidade, urbanismo, segurança, ciência e tecnologia, recuperação de espaço público, educação, inovação, turismo, entre outros, contando com o corpo docente, técnico e acadêmico da universidade.

“Não vamos poupar esforços e investimentos. Nesse encontro tratamos de forma ampla sobre várias possibilidades. O reitor assumiu em novembro e tem enormes desafios pela frente e coincide com nosso segundo ciclo de gestão. Anunciaremos em breve relevantes projetos já traçados a partir desta reunião. Tenho orgulho de ter me formado nessa universidade que tem uma presença história e marcante na cidade. Serão parcerias e projetos muito importantes para Niterói”, reiterou Rodrigo Neves.

O secretário de Governo, Comte Bittencourt, participou da reunião e opinou sobre a importância do encontro de hoje.

“É uma parceria importante já que a UFF tem um papel estratégico na cidade. Hoje o prefeito deu mais um grande passo com essa articulação que é estratégica para política de longo e médio prazo”, observou o secretário.

Secretário Executivo, Axel Grael disse que os primeiros acordos podem ser nas áreas de sustentabilidade e resiliência já que a Prefeitura já apresentou para a universidade, várias propostas que estarão em estudo pelo corpo gestor da UFF.

“A parceria existe. A UFF é um mais fábrica de ideias, um centro de formação de talentos. Por outro lado, a Prefeitura desenvolve um trabalho que pode ser um laboratório para essa capacidade acadêmica se desenvolver muito mais. Essa ampliação da cooperação entre a Prefeitura e a universidade trará bons resultados para a sociedade”, afirmou Grael.

O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega disse que pesquisadores da UFF sempre colaboraram com a Prefeitura, mas, hoje, está se tratando de uma ampliação de parceria de forma mais ampla, institucional e duradoura.

“Tanto a Prefeitura quanto a UFF têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, por isso a importância dessa parceria”, destacou.

O reitor estava acompanhado dos membros da diretoria da universidade Jonas de Jesus Ribeiro e Sandra Quitério Correa.