Avançam as obras do Boa Vista, na Região Oceânica PDF Imprimir E-mail

boa-vista

04/04/2019 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou as obras do Boa Vista, na Região Oceânica, na manhã desta quinta-feira (4). Acompanhado de secretários e moradores do bairro, Neves falou sobre os investimentos que vêm sendo realizados na Região Oceânica desde 2013, durante sua gestão.

Rodrigo Neves lembrou que quando assumiu a gestão municipal, aproximadamente 80% das ruas da Região Oceânica não contavam com drenagem e pavimentação, e que hoje, cerca de 60% das obras já foram executadas.

“Estamos vencendo etapas e nossa meta é ter todas as ruas da Região Oceânica asfaltadas até o fim da nossa gestão. Estas obras são esperadas há décadas pelos moradores. E essa transformação só foi possível com um planejamento responsável”, enfatizou o prefeito, lembrando que o edital para as obras do Maravista e Serra Grande será lançado amanhã.

As intervenções no Boa Vista serão concluídas no fim de abril. O bairro recebeu a instalação de mais de seis quilômetros de galerias de águas pluviais para drenagem, terraplanagem, pavimentação e calçadas. A praça do bairro também está sendo reformada e terá quadra poliesportiva, arquibancada, brinquedos e academia para a terceira idade. O investimento do município neste projeto foi de mais de R$ 15milhões.

O novo presidente da Associação de Moradores do Boa Vista, Ramon Oliveira, ressaltou que as obras mudaram completamente a realidade dos moradores. “Temos um novo bairro, sem ruas alagadas e sem lama. Agora, nossa atenção será voltada para a manutenção do trabalho que foi realizado aqui”, disse.

O vice-presidente, Daniel Brancoli, completou: “Os moradores do Boa Vista resgataram sua autoestima com essas obras”. Para a secretária da Associação, Michele Oliveira, a nova iluminação foi outro ponto fundamental na urbanização do bairro. “Com as ruas mais iluminadas temos uma sensação maior de segurança também”, pontou.

Novas obras – O edital de licitação para a contratação da empresa que realizará as obras de drenagem e pavimentação nos bairros Serra Grande e Maravista será lançado amanhã (5). As intervenções fazem parte de um pacote de obras para a Região Oceânica, anunciado pela Prefeitura de Niterói em 2018. O projeto para o Serra Grande e Maravista prevê a implantação de rede de drenagem e pavimentação em 66 ruas, incluindo a padronização de calçadas e meios-fios.

Na próxima etapa de obras, que inclui ainda os bairros Engenho do Mato, Santo Antônio e Maralegre, mais de 200 ruas serão contempladas. Serão cerca de R$ 210 milhões para os projetos que serão executados com recursos do Município e da Cooperação Andina de Fomento (CAF).

Após décadas sem receber investimentos, a Região Oceânica vive uma nova realidade, com a realização de obras importantes. Desde 2013, foi realizado o maior investimento que a região já recebeu em obras de drenagem e pavimentação. São mais de R$ 100 milhões. Foram drenados e pavimentados o Cafubá, a Fazendinha e o Bairro Peixoto, e parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas.

Em 2018, por exemplo, foram concluídas as obras da Avenida Professora Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato. A via tem três quilômetros de extensão e recebeu investimento de R$ 19 milhões. Em 2017, foi entregue a maior obra de macrodrenagem de Itaipu e Piratininga, entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Almirante Tamandaré.