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Treinamento dos motoristas de ônibus da TransOceânica começa neste sábado |
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A nova frota conta com 43 ônibus automáticos. Os coletivos têm piso na altura do passeio público, quatro portas, sendo duas de cada lado (duas para o corredor viário e duas para paradas comuns), ar-condicionado e são adaptados para o transporte de deficientes físicos. Cada ônibus tem capacidade para transportar 90 passageiros, sendo 32 sentados e 58 em pé. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor e 30 km/h nas estações. “Vamos intensificar a sinalização na via durante o treinamento dos motoristas. Esta etapa será importante para conscientizar os moradores quanto à sinalização do corredor exclusivo e adaptar os motoristas ao novo tipo de veículo e à pista. Nosso principal objetivo é garantir a segurança dos usuários e moradores. Também será realizada a distribuição de material informativo das novas linhas para a população”, enfatiza o secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier. As 11 estações intermediárias e as duas principais do BHLS estão recebendo os últimos ajustes. Na última quinta-feira (4), foi realizado o teste de iluminação nas estações intermediárias. “Um dos diferenciais das estações inteligentes é que todas contam com painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus. Desta forma, os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, tendo confiabilidade no tempo de chegada de cada linha. Além de arquitetura arrojada, as estações do BHLS também terão câmeras de segurança, sistema de sonorização que permitirá a comunicação do Centro de Controle com os passageiros, quando necessário, além de bicicletários com 10 vagas”, pontua Barandier. TransOceânica – A via tem 9,3 quilômetros de extensão, passa por 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. A obra esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses beneficiará aproximadamente 125 mil pessoas por dia. |