Prefeitura de Niterói lança mais um edital para obras na Região Oceânica PDF Imprimir E-mail

Obras na RO

12/04/2019 – Na próxima semana, a Prefeitura de Niterói lança o edital para a contratação da empresa que realizará as obras de drenagem e pavimentação do Maralegre, na Região Oceânica. Serão contempladas 15 ruas, o que representa aproximadamente 4,8 quilômetros de obras. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 10 meses. O investimento previsto neste projeto é de R$ 17 milhões.

O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explica que as intervenções que acontecerão no Maralegre fazem parte de um pacote de obras para a Região Oceânica, anunciado pela Prefeitura de Niterói em 2018, que contempla, ainda, os bairros Engenho do Mato, Santo Antônio, Serra Grande e Maravista.

De acordo com a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento, o edital para obras no Serra Grande e Maravista, que foi lançado no início de abril, tem prazo para conclusão do processo licitatório em 60 dias. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em junho e o prazo de execução será de um ano. Serão contempladas 73 ruas. O investimento é de R$ 75 milhões.

As obras do loteamento Santo Antônio estão em processo licitatório, que deverá ser concluído no fim de abril, com as obras iniciando em maio. O custo estimado é de R$ 77 milhões e 27 ruas do loteamento serão contempladas, totalizando 13 quilômetros de obras. O prazo para execução da obra será de um ano.

Já o projeto executivo para o Engenho do Mato tem previsão de terminar em julho, e o edital será lançado em agosto. A previsão de início das obras é para novembro.  Serão contempladas 117 vias, totalizando 47 quilômetros de obras.

“Neste pacote de obras, teremos cerca de 200 ruas beneficiadas. Após décadas sem receber investimentos, a Região Oceânica vive uma nova realidade, com a realização de obras importantes, que já beneficiaram mais de 30 mil pessoas”, disse Temperini, ressaltando que serão cerca de R$ 210 milhões para os projetos, que serão executados com recursos do Município e da Cooperação Andina de Fomento (CAF).

Bairro modelo – As obras do Boa Vista serão concluídas este mês. O bairro recebeu a instalação de mais de seis quilômetros de galerias de águas pluviais para drenagem, terraplanagem, pavimentação e calçadas. A praça do bairro também está sendo reformada e terá quadra poliesportiva, arquibancada, brinquedos e academia para a terceira idade. O investimento do município neste projeto foi de mais de R$ 15 milhões.

“As intervenções eram uma antiga reivindicação dos moradores, uma vez que a região é cercada por dois rios e, quando chovia forte, os moradores sofriam com alagamentos. Realizamos diversas reuniões com os moradores, ouvimos as demandas e apresentamos o projeto. Para as próximas intervenções nos bairros da Região Oceânica, vamos seguir o planejamento adotado para as obras do Boa Vista, que funcionou muito bem e está se tornando um bairro modelo”, explicou Temperini.

Investimentos – Desde 2013, foi realizado o maior investimento que a Região Oceânica já recebeu em obras de drenagem e pavimentação. São mais de R$ 100 milhões. Foram drenados e pavimentados o Cafubá, a Fazendinha e o Bairro Peixoto, e parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas.

Em 2018, por exemplo, foram concluídas as obras da Avenida Professora Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato. A via tem três quilômetros de extensão e recebeu investimento de R$ 19 milhões. Em 2017, foi entregue a maior obra de macrodrenagem de Itaipu e Piratininga, entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Almirante Tamandaré.