Niterói realiza Semana de Luta Antimanicomial PDF Imprimir E-mail

13/05/2019 – A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói realiza, a partir desta terça-feira (14), a Semana da Luta Antimanicomial. Comemorada nacionalmente como símbolo das conquistas e dos anseios no campo da Saúde Mental e sua articulação com os diferentes setores da sociedade, a iniciativa terá uma ampla programação realizada pelo Centro de Convivência e Cultura (CCCN). O tema deste ano é "Diversidade e Inclusão Social".

Na programação, está o lançamento da exposição fotográfica “Dá pra conviver!”, que ficará em cartaz de 14 a 31 de maio, das 14h às 17h, no hall do segundo andar da Biblioteca Parque de Niterói. Com foco nas situações cotidianas, em que pessoas com transtornos mentais participam efetivamente do dia a dia, a exposição pretende despertar solidariedade e empatia no público, com a expectativa de que a convivência com os pacientes da Saúde Mental possa ser estimulada. Além da exposição, também ocorrerá a projeção de fotos feitas pelos próprios usuários da rede de Saúde Mental, fruto de uma oficina semanal de fotografia em parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF).

Na quarta (15), das 14h às 17h, será realizada uma roda de conversa sobre o tema "Diversidade na Cidade - Dá para conviver", na Biblioteca Parque, no Centro, lançando novos olhares sobre pessoas que, em seu cotidiano, vivem duras situações de desrespeito e de descaso. Está programada também a exibição do filme italiano “Si puo fare” (Dá pra fazer), de 2008, de Giulio Manfredonia. A história trata do cooperativismo social, abordando a inserção no mercado de trabalho de pessoas mantidas sob acompanhamento psiquiátrico. Após a exibição do filme, seguirá um debate com a participação do público e de alunos universitários de psicologia e psiquiatria. Na ocasião, haverá também uma oficina de mosaico destinada ao público infantojuvenil, com a participação de crianças e adolescentes que são tratados nas unidades do Programa de Saúde Mental do município.

Durante os dias 15 e 16 de maio, o café da Biblioteca Parque trará um convidado especial: o Projeto Delícias da Convivência, que comercializará doces e salgados produzidos na Escola de Gastronomia Arte e Ofício.

As comemorações serão encerradas com o tradicional baile que ocorrerá no Clube AFTAE, na quinta (17), às 14h, que contará com apresentação do grupo de pagode Sempre Razão, DJ, sarau e atividades como futebol e o curso de estética "Dá pra se cuidar", entre outras atrações.

Parcerias – Um dos objetivos da exposição é mostrar que a luta da Saúde Mental proporciona a criação de novas parcerias entre a FMS e as demais secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, além das universidades Federal Fluminense (UFF), Maria Thereza (FAMATH) e Salgado de Oliveira (Universo), bem como a Sociedade Fluminense de Fotografia, o Museu do Ingá, a Cantina Varanda dos Sabores e demais Projetos ligados ao CCCN, como o Delícias da Convivência.

Programação

De 14 a 31 de maio, das 14h às 17h: lançamento da exposição fotográfica “Dá pra conviver!”. Local: Hall do segundo andar da Biblioteca Parque de Niterói

Dia 14 de maio, às 15h, projeção fotográfica exibindo material do Programa de Saúde Mental, em parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), com a coordenação de Mariana Pêgas (SFF). Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 15 de maio, 14h às 17h: roda de conversa “Diversidade na Cidade: Dá pra conviver!”. Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 16 de maio, das 13h às 17h: exibição do filme “Dá pra fazer!” e debate. Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 17 de maio, das 11h às 12h: oficina de mosaico para crianças a partir de oito anos de idade. Parceria do CAPS Infantil Monteiro Lobato com o Museu do Ingá. Nesse mesmo dia, nova edição dos Delícias da Convivência, reunindo pessoas com transtornos mentais que se dedicam à produção e comercialização de produtos e serviços gastronômicos. Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 17 de maio, às 14h: baile da Semana da Luta Antimanicomial. Local: Associação Fluminense dos Trabalhadores de Água e Esgoto (AFTAE), na Avenida Washington Luís, 21 – Centro de Niterói.