Clin comemora o Dia do Gari com ato ecumênico e café da manhã especial para os funcionários PDF Imprimir E-mail

15/05/19 – Niterói está em primeiro lugar no Estado do Rio e segundo no país no ranking nacional de limpeza urbana, elaborado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur). Além da destinação correta dos resíduos, este bom desempenho também é atribuído ao trabalho das equipes que, diariamente, estão nas ruas para garantir a limpeza na cidade. E, como nesta quinta-feira (16) é comemorado o Dia do Gari, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) fará uma homenagem a estes profissionais, realizando um ato ecumênico na sede da empresa, em São Lourenço. Também será oferecido café da manhã especial na sede e nos 14 distritos de limpeza.

O presidente da Clin, Luiz Fróes, destaca a importância do trabalho dos garis para garantir a limpeza urbana. “Os garis são a alma da Clin, a imagem da companhia nas ruas de Niterói. A importância do trabalho que realizam no dia a dia da nossa cidade tem que ser destacada diariamente. Parabenizo todos os garis de Niterói por contribuírem para a qualidade de vida da nossa população”, afirma Froés.

Os funcionários da Clin não são responsáveis apenas pela varrição diurna e noturna das ruas de Niterói. Eles também fazem a limpeza das praias, das feiras e dos monumentos, atuam na capina, raspagem e lavagem das ruas, limpam as encostas utilizando a técnica do rapel, e trabalham na coleta diária nos caminhões e na coleta seletiva.

A Clin conta ainda com o trabalho dos garis comunitários em 32 comunidades. Eles têm como objetivo auxiliar a população que mora em locais de difícil acesso, a destinar os resíduos sólidos corretamente, já que eles chegam às áreas nas quais o caminhão coletor não consegue chegar, como becos, vielas e escadarias.

Aos 70 anos, Ademir Xavier Espíndola conhece bem esta rotina. Ele é um dos funcionários mais antigos da Clin, está na companhia desde a fundação, em 1989. Ademir encontrou na empresa a oportunidade de servir à cidade integrando o time da limpeza pública. O início foi como gari varrendo as ruas, depois passou a trabalhar na coleta e hoje exerce o cargo de encarregado, coordenando o trabalho dos garis no distrito de limpeza do Fonseca.

“Tenho muito orgulho de poder contribuir com a limpeza da minha cidade. Me sinto feliz em servir de exemplo para os outros funcionários, que assim como eu estão trabalhando aqui há muito tempo e conquistando seus espaços com dedicação. Tento mostrar para eles que nosso trabalho deve ser feito com muito amor”, conta Ademir.