Com tecnologia dos Portais de Segurança, PM recupera veículo roubado e prende criminoso em Niterói PDF Imprimir E-mail

21/05/2019 – Os portais de segurança implantados pela Prefeitura de Niterói em regiões estratégicas da cidade ajudaram na recuperação de um veículo roubado na madrugada desta terça-feira (21), em São Francisco. O carro, um Renault Sandero prata de placa LRM 3658, foi roubado no dia 18 e teve seus dados incluídos no sistema, que identificou a placa por volta das 2h desta terça no Largo da Batalha.

Com a identificação, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), da Prefeitura de Niterói, começou a monitorar o percurso do veículo e orientou a ação da Polícia Militar, que conseguiu interceptar o carro no bairro de São Francisco e prender um suspeito. O caso foi encaminhado para a 76ª DP (Centro).

A implantação dos portais de segurança é uma das ações do Pacto Niterói contra a Violência, lançado no ano passado pela Prefeitura. O programa terá um investimento de R$ 340 milhões e já foi implementado em diversas frentes, como apoio às policias e à Guarda Municipal, além de ações nas áreas social, cultural e de infraestrutura urbana. São 19 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

Cisp - Desde a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em 2015, a unidade já registrou cerca de 40 mil acionamentos nas mais diversas áreas. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, sendo R$ 3 milhões do Governo Federal, a unidade conta com câmeras fixas e móveis. Atualmente, o Cisp opera com mais de 400 câmeras. A previsão é que este número chegue a 522 dispositivos. Através das câmeras, a cidade é monitorada por 24 horas. Algumas câmeras com ângulos de 360 graus são de tecnologia israelense e têm alcance maior e mais nitidez das imagens.

O sistema do Cisp conta com guardas municipais treinados, além de PMs e integrantes do Niterói Presente. Toda vez que algo suspeito é identificado ou as câmeras visualizam qualquer tipo de ocorrência, os agentes acionam a força de segurança mais próxima do local. O equipamento integra todas as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil. Os chamados podem ser feitos através do número 153, que é combinado com o 190 da Polícia Militar.