Niterói reduz um terço de roubos de rua PDF Imprimir E-mail

21/05/2019 – Os roubos de rua caíram 30,25% em Niterói, no mês de abril, em comparação com o mesmo período no ano passado. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP). A cidade teve a redução mais expressiva neste tipo de crime em todo Estado.

Para o prefeito Rodrigo Neves, as ações integradas das polícias com a Guarda Municipal e os investimentos da Prefeitura em apoio às forças de segurança estão fazendo a diferença. Atualmente, 50% do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio do programa Niterói Presente, Proeis, que garante a presença de policiais nas ruas no período de folga, e do RAS, para reforçar o número de guardas municipais.

Segundo os dados do ISP, no acumulado nos primeiros meses do ano, entre janeiro a abril, Niterói registrou redução de 22,2% no número de roubos de rua. No município vizinho, São Gonçalo, por exemplo, este índice acumula aumento de 10,90%. A cidade do Rio de Janeiro registra um aumento 5,68% nos roubos de rua no mesmo período.

“Essa redução da ação dos marginais na nossa cidade é fruto, sem dúvida, dos investimentos da Prefeitura no Proeis e no Niterói Presente, dois programas totalmente custeados pelo Município, além dos investimentos na Guarda Municipal. Também tiveram influência as ações de prevenção do Pacto Niterói contra a Violência”, comemora o prefeito Rodrigo Neves.

Se em abril Niterói registrou queda de 30,25% no número de roubos de rua em comparação com o mesmo período no ano passado, a capital teve aumento de 4,4%. No mesmo mês, segundo o ISP, todas as cinco distritais da Polícia Civil, todas cinco companhias da Polícia Militar e todas as cinco inspetorias da Guarda Municipal de Niterói cumpriram as metas de redução de roubos de rua em suas áreas de atuação.

Pacto contra a violência – Atualmente, metade do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói. O Município lançou em agosto do ano passado o Pacto Niterói contra a Violência, um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada. Entre as medidas, está o Poupança Escola, um programa de incentivo para os alunos da rede pública concluírem o Ensino Médio/Profissionalizante, o pagamento de prêmio por apreensão de arma de fogo e a realização de concurso para contratação de 142 guardas municipais.

Além do Pacto, a prefeitura já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas como o programa Niterói Presente, Proeis e na doação de viaturas para o batalhão da cidade. A prefeitura considera que todo o investimento feito até aqui traduz-se em importantes ferramentas a serviço da Segurança Pública. Com mais de 360 policiais militares, que atuam em seus dias de folga no Centro, Icaraí, Santa Rosa e Alameda São Boaventura, o Niterói Presente e o Proes liberam o efetivo da Polícia Militar para combater a criminalidade em outras áreas da cidade.

Portais de Segurança – A Prefeitura iniciou este mês as operações dos Portais de Segurança, um sistema de cercamento eletrônico em 21 pontos das entradas, saídas e principais vias da cidade. O sistema utiliza 70 novas câmeras de monitoramento conectadas a uma central de inteligência artificial, que identificam carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo e emitem um alerta para que o veículo seja interceptado pela polícia.