Em menos de dez dias, câmeras do Cisp ajudam a prender seis suspeitos e recuperar cinco veículos roubados em Niterói PDF Imprimir E-mail

27/05/2019 – As câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) ajudaram a polícia a prender nesta segunda-feira (27) dois suspeitos de praticar assaltos na subida da Estrada da Cachoeira, próximo ao Largo da Batalha. Pelo menos cinco ocorrências policiais foram resolvidas nos últimos dez dias na cidade após rastreamento pelos sistemas de segurança disponibilizado pela Prefeitura para ajudar no combate à criminalidade. Neste período, cinco veículos foram recuperados e seis suspeitos presos. Além disso, as imagens foram encaminhadas para a Polícia Civil para auxiliar na elucidação dos casos. Todas as ocorrências foram analisadas pelo setor de Inteligência do Cisp.

No início desta manhã, agentes do Cisp iniciaram as buscas pelas câmeras após receberem a denúncia de que  homens em uma moto estariam assaltando na região. A moto foi identificada e teve seu percurso monitorado até os policiais, orientados pelos agentes municipais, realizem a abordagem. Dois homens foram presos e um deles que trocou tiros com a polícia, foi encaminhado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca.

No último domingo (26), também foram recuperados um Ford Ranger na Avenida Ary Parreiras, em Icaraí, por policiais que atuam no programa Niterói Presente e um Sandero, no Largo da Batalha, após identificação pelos portais de segurança.

Na última semana, o sistema de cercamento eletrônico identificou e auxiliou na recuperação de outros três veículos: um Sportage, no Fonseca, na quinta-feira (23); um Sandero, que foi interceptado em São Francisco, e um Cobalt, em Piratininga, ambos na terça-feira (21). Quatro suspeitos foram presos.

A implantação dos portais de segurança é uma das ações do Pacto Niterói contra a Violência, lançado no ano passado pela Prefeitura. O programa terá um investimento de R$ 340 milhões e já foi implementado em diversas frentes, como apoio às policias e à Guarda Municipal, além de ações nas áreas social, cultural e de infraestrutura urbana. São 19 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

Cisp – Desde a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em 2015, a unidade já registrou cerca de 40 mil acionamentos nas mais diversas áreas. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, sendo R$ 3 milhões do Governo Federal, a unidade conta com câmeras fixas e móveis. Atualmente, o Cisp opera com mais de 400 câmeras. A previsão é que este número chegue a 522 dispositivos. Através das câmeras, a cidade é monitorada por 24 horas. Algumas câmeras com ângulos de 360 graus são de tecnologia israelense e têm alcance maior e mais nitidez das imagens.

O sistema do Cisp conta com guardas municipais treinados, além de PMs e integrantes do Niterói Presente. Toda vez que algo suspeito é identificado ou as câmeras visualizam qualquer tipo de ocorrência, os agentes acionam a força de segurança mais próxima do local. O equipamento integra todas as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil. Os chamados podem ser feitos através do número 153, que é combinado com o 190 da Polícia Militar.