Vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de junho PDF Imprimir E-mail

28/05/2019 – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até 15 de junho. Em Niterói, mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas segundo o último balanço divulgado pela Fundação Municipal de Saúde. Iniciada em 11 de abril, a imunização segue disponível em 54 salas de vacina nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A meta do município é vacinar aproximadamente 176 mil pessoas.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, convoca a população e explica a importância da vacina.

“Vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde e estender a campanha para atingir a meta de no mínimo 90% de cada grupo prioritário vacinados. A imunização protege contra as formas mais graves da doença, por isso pessoas como idosos, crianças, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas, que possuem um risco maior de desenvolver complicações devido a Influenza, devem receber a dose”, alerta a secretária, pedindo a população que não deixe para última hora, quando geralmente as filas ficam maiores.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Salas de vacina – Policlínicas: Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes - Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa - Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva - Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra - Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto e Policlínica de Piratininga, Rua Marcolino Gomes Candau, 111.
Unidades Básicas de Saúde (USB): Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador.
Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga,  Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.