Agendas de educação, saúde e infraestrutura marcam mais um dia do Prefeitura Móvel PDF Imprimir E-mail

29/05/2019 - No terceiro dia (29) do programa Prefeitura Móvel, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou, pela manhã, a Escola Municipal Ernani Moreira Franco, na Rua Bonfim, no Fonseca. A unidade, inaugurada em maio de 1981, conta com mais de 500 alunos com idades entre 3 e 12 anos, e está sendo reformada pelo Município. Neves anunciou aos alunos e professores que, com a obra, todas as salas de aula serão climatizadas. As intervenções serão concluídas antes do início das aulas do segundo semestres deste ano.

“O nosso governo foi o que mais investiu em escolas. No Fonseca, construímos várias unidades e triplicamos as vagas da educação infantil na Vila Ipiranga. Isso nos enche de orgulho porque a Educação é o caminho para a prevenção da violência, para a redução das desigualdades e, sobretudo, para construímos uma Niterói melhor para todos”, disse o prefeito.

Durante toda a semana, Rodrigo Neves terá seu gabinete no Horto do Fonseca, na Alameda São Boaventura, Zona Norte, onde tem se reunido com líderes comunitários e recebido moradores para ouvir sugestões e propostas de melhorias para o bairro. Nestes dias, Neves, junto de seu secretariado, também vai anunciar novos investimentos e visitar equipamentos da Prefeitura que funcionam na região, como escolas e postos de saúde.

À tarde, o secretário municipal Executivo, Paulo Bagueira, acompanhado do administrador regional do Fonseca, Andrigo de Carvalho, visitaram as obras de contenção e de pavimentação do Morro do Bonfim, no Fonseca, que foram concluídas no início deste ano.

“O atual governo está realizando obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade, são intervenções importantes que salvam vidas. O Bonfim é uma delas. Além da contenção foi realizada também a pavimentação da principal via de acesso à comunidade. E os moradores também ganharão uma praça. As obras para a nova área de lazer já foram iniciada”, disse Bagueira.

Andrigo de Carvalho ressaltou que a administração regional tem mantido importante diálogo com a comunidade do Bonfim, e ressaltou as melhorias feitas na região.

“Desde o início do governo, o Bonfim vem recebendo melhorias como a reforma da quadra, dos vestiários e banheiros, a limpeza do rio que corta esta área foi intensificada e as intervenções para contenção e pavimentação representam importantes conquistas para os moradores”, disse Andrigo.

Moradora do Bonfim há 44 anos, Adriana Santos, está satisfeita com as obras. “Estas obras são antigas reivindicações dos moradores. Nossa região ainda precisa de melhorias, mas estamos alcançando novas conquistas e isso é fundamental”, afirmou.

O diretor de Planejamento e Captação de Recursos da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carrera,explicou que para esta obra de contenção de encostas foram usadas técnicas como cortinas atirantadas, solo grampeado, estruturas estabilizadoras e guarda-corpo. Também foi feito a escada de acesso comunitário e a pavimentação da via principal. O investimento foi de cerca de R$ 7,6 milhões.

“Durante as intervenções, que foram sete no total, identificamos outros dois pontos menores que também passarão por obras. Estamos em fase de indicação de recursos”, contou Carrera.

O subsecretário de Defesa Civil, Eric Oliveira, que também participou da visita, destacou que a comunidade já com sirene.

“Em 2010, houve registro de deslizamentos nesta área. As obras de contenção e a instalação da sirene representam um avanço. A Defesa Civil está sempre atualizando as vistorias”, frisou Eric.

Bagueira e Andrigo também estiveram visitando as obras da quadra coberta que está sendo construída ao lado da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Regina Leite Garcia, na Rua Teixeira de Freitas. A nova área de esporte também ganhará vestiários. De acordo com o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, a previsão é que o todo o trabalho seja concluído em junho.

Em seguida, Bagueira e Andrigo visitaram a Clínica da Família Doutor Antônio Peçanha, também na Teixeira de Freitas. A unidade foi uma das primeiras da rede a contar com prontuário eletrônico e realiza, em média, cerca de 500 atendimentos por mês.

“Nesta área temos um importante complexo com a clínica, a UMEI, o boulevard e, agora, a quadra, além da nova sede da associação de moradores. Isso mostra a preocupação com a qualidade de vida das pessoas e seu bem-estar. Nossa ideia é criar parcerias para a realização de projetos sociais na quadra para otimizar ainda mais este espaço”, finalizou Bagueira.