Prefeito visita obras de urbanização e infraestrutura na comunidade São José PDF Imprimir E-mail

30/05/2019 - No quarto dia do programa Prefeitura Móvel, no bairro do Fonseca, o prefeito Rodrigo Neves visitou, pela manhã, as obras de urbanização e infraestrutura da comunidade São José, que vão beneficiar cerca de 1.500 famílias. As obras são financiadas pela Prefeitura de Niterói em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), em um investimento de R$ 44 milhões.

“Estamos fazendo um investimento expressivo na comunidade do São José porque essa é uma região com o menor índice de desenvolvimento humano de Niterói. Queremos melhorar a qualidade urbana, a qualidade de vida e os indicadores de desenvolvimento dessa região”, disse Rodrigo Neves.

Segundo o prefeito, além das obras de urbanismo e infraestrutura, a prefeitura vai instalar equipamentos sociais na região, como o Centro de Convivência do Idoso e a academias da terceira idade, além de praças para as crianças e para o lazer das famílias.

A primeira etapa das obras estará concluída em julho e até o final do ano a segunda etapa será encerrada.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, que acompanhou o prefeito na visita, lembrou que o Município teve muitas dificuldades para conseguir iniciar a obra, mas frisou que os resultados estão dentro do esperado.

“Foram muitas dificuldades para tirar esse projeto do papel, muitas conversas com os representantes do BID, mas os resultados estão sendo muito positivos, melhorando muito o aspecto urbano e o saneamento, com drenagem e contenção de encostas”, ressaltou Grael.

O morador Carlos Roberto Gomes Santos destacou que as intervenções já deram resultado: a rua onde ele mora não alaga mais.

“Morro há 50 anos aqui e nunca vi uma obra como essa. Eu sempre tinha que colocar uma contenção de madeira no meu portão para que a lama e a água das chuvas não invadissem a minha casa. No último temporal, já depois da conclusão de parte das obras, isso não foi preciso por que não houve alagamento”, comemorou Carlos Roberto.

Programa Mais Infância – No início da manhã, uma equipe do projeto Prefeitura Móvel visitou a escola municipal Marilza Medina, na comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca. A escola foi a primeira unidade educacional de Niterói inaugurada pelo prefeito Rodrigo Neves, dentro do Programa Mais Infância, em 2013, e conta hoje com 100 alunos. O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, explicou como funciona o Mais Infância.

“O programa é desenvolvido através de quatro vertentes: inauguração de novas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e a reformas das unidades escolares já existentes, a municipalização de escolas estaduais e a integração de creches comunitárias à nossa rede. Com essas ações queremos garantir o acesso e a permanência dos alunos na Educação Infantil”, disse o presidente da FME.

Área de lazer – À tarde, o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Paulo Bagueira, visitou as obras da nova área de lazer que está sendo construída pelo Município na Travessa Continental, no Fonseca. O espaço conta com campo de grama sintética com alambrado, vestiários, churrasqueira, equipamentos para academia de ginástica da terceira idade, além de brinquedos. O investimento é de cerca de R$ 600 mil.

“Estas áreas de lazer, além de bem-estar para a população, trazem também uma maior integração da comunidade. É um incentivo a atividade física, um espaço de lazer e de divertimento para adultos e crianças. O Município tem apostado na criação e revitalização de diversos espaços como este em diferentes áreas”, disse Bagueira.

Morador da região há 47 anos, Eliano Bastos, o Russo, fez questão de acompanhar a obra de perto.

“Esta era uma antiga reivindicação dos moradores. Sempre lutamos para ter um espaço como este e ficou melhor do que a gente esperava. Essa obra contribui para a autoestima dos moradores. É a realização de um sonho. Estamos muito contentes em ver que este projeto saiu do papel e que trará muito benefícios para todos aqui”, contou Russo.