Semana do Meio Ambiente falará da importância da qualidade do ar PDF Imprimir E-mail

31/05/2019 – A Prefeitura de Niterói, através da  Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), vai realizar uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. As ações acontecerão em escolas, praças e praias, dentre outros locais, com o objetivo de disseminar atitudes sustentáveis entre a população e promover a conscientização ambiental. Acontecerão mutirões de limpeza, plantio de mudas, oficinas de reciclagem. Serão distribuídas mais de sete mil mudas e os alunos das escolas municipais participarão de atividades lúdicas em locais como a trilha dos colibris, no Morro das Andorinhas, em Itaipu, nos hortos da cidade e no Parque Estadual da Serra da Tiririca. A programação acontecerá de 3 a 9 de junho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação, sob o tema da ONU “Poluição do ar”.

Segundo dados do setor de áreas verdes da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Niterói faz parte do Programa Cidades Sustentáveis e na atual gestão plantou 70 mil mudas, visando à conservação e preservação ambiental e a fim de mitigar os impactos ambientais gerados no município.

“Desde que foi instituído, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tornou-se uma plataforma global para a conscientização pública sobre questões ambientais. Na avaliação das Nações Unidas, a data é uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza. Este ano pretendemos incitar governos, indústria, setor privado, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades”, explica Gabriel Cunha, subsecretário de Meio Ambiente.

Ele destaca que Niterói possui 7.495 hectares de áreas verdes preservadas, contabilizando 56% do território protegido por lei, e estima-se que há 123,2 metros quadrados de florestas para cada habitante da cidade. De acordo com a ONU, trata-se da maior proporção de áreas protegidas per capita em regiões metropolitanas do Brasil.

Programação – As ações de conscientização e mobilização acontecerão em dias, locais e horários diversos em parcerias com secretárias, órgãos públicos e entidades. No dia 3 de junho, a abertura da Semana de Meio Ambiente acontecerá com uma solenidade na Universidade Federal Fluminense de 9h às 12h, com a realização de palestras e distribuição de mudas de plantas. O evento acontecerá no Horto Viveiro da UFF, no campus da Praia da Vermelha.

De 4 a 8 de junho, o Viveiro da UFF será palco de Exposições de Energia Fotovoltaico-Eólica, mobiliário e livros reciclados pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). As exposições da Companhia também acontecerão no Plaza Shopping, no Centro, Shopping Icaraí e Multicenter, em Itaipu.

Serão feitas distribuições e doações de mudas e livros usados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Rua Visconde de Séptica, nº 987, Centro.

No dia 5 de junho acontecerá no Solar do Jambeiro, a partir das 9 horas, o Seminário “Impactos da produção e do consumo alimentar na poluição atmosférica” com a doutora em Ciências da Saúde e professora de filosofia e de ética do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Mariana Spacek Alvim. Na sequência, será ministrada a palestra “Ações da Defesa Civil de Niterói para Prevenção de Queimadas” pelo engenheiro ambiental e sanitarista e diretor da Defesa Civil de Niterói, Allan Wilis Pereira Sturms.

O seminário também tratará do tema poluição do ar no âmbito da fiscalização ambiental em Niterói, com palestra da fiscal de Meio Ambiente da SMARHS, Juliana Azevedo Sabino. “Desafios da modelagem da dispersão de poluentes no Estado do Rio de Janeiro” será o tema tratado pelo professor da faculdade de Engenharia Ambiental da UFF, Márcio Cataldi.

Outro ponto abordado no seminário será o Programa Selo Verde Fetranspor em Meio Ambiente, com a doutora em engenharia ambiental, bióloga e coordenadora de Meio Ambiente da Fetransport, Christiane Rosas Chafim Aguiar.

A programação continua no dia 6, com apresentações de trabalhos ambientais no Memorial Roberto Silveira e limpeza no Horto Fonseca com o Instituto Baía de Guanabara.

No dia 7, acontecerão atividades lúdicas em trilhas específicas para alunos da Rede Municipal de Educação. No mesmo dia ocorrerão atividades do SESC e Barco Escola do Projeto Grael, na praia de Icaraí, além da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

No dia 8, será realizada uma limpeza da praia de Itaipu das 9h às 12h. Na praça Leoni Ramos, mais conhecida como Cantareira, no Gragoatá, haverá um ponto de coleta de resíduos eletrônicos das 9h às 12h.

As atividades terminam no dia 9, domingo, com um passeio ciclístico pelo túnel Charitas-Cafubá, com ponto de encontro no Skatepark. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói: www.smarhs.niteroi.rj.gov.br.