Niterói promove mais uma edição do Projeto Roda de Conversa, Aluno Nota 10 PDF Imprimir E-mail

31/05/2019 – Alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, receberam, nesta sexta-feira (31), o medalhista paralímpico da Seleção Brasileira de Futebol 7, Moisés Tamiozzo da Silva. O encontro faz parte do projeto Roda de Conversa, Aluno Nota 10, lançado no ano passado. O projeto está em sua terceira edição e esta tem como tema a inclusão.

Coordenado pelos servidores Artur Trindade, Alex Souza e pela professora de Educação Física da unidade, Kelly Serejo, a iniciativa tem como objetivo convidar personalidades para uma conversa com os alunos na escola.  Os convidados da primeira edição, realizada em 2018, foram os jogadores Brener (ex-Vasco) e Bruno (ex-Botafogo). Na segunda edição foi a vez de Fernandão (ex-seleção masculina de vôlei).

Moisés Tamiozzo da Silva foi ganhando seu espaço mesmo com algumas limitações. Durante a conversa com os alunos, ele contou que só conseguiu andar com 10 anos, por causa de uma paralisia no cérebro, que afetou o lado direito do corpo.

“Minha mãe nunca passou a mão na minha cabeça! Se eu quisesse alguma coisa, eu tinha que dar meu jeito. E foi por isso, com esse estímulo que ela dava, que eu corria atrás das minhas coisas”, disse.

Superação e determinação o definem. O jogador tem um acervo farto, quando o assunto é medalha. Na Austrália, Paralimpíada de Sidney, foi medalhista de bronze. Já na Grécia, nos jogos de Atenas, ficou em segundo lugar, com prata. No Rio de Janeiro, em 2007, foi campeão no Parapan-Americanos. E como se não bastassem todos os motivos de orgulho, foi tricampeão na Copa América, no Chile, Argentina e no Brasil. Tamiozzo da Silva também conquistou o segundo lugar no mundial na Rússia.

A Secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressaltou a contribuição do projeto na formação dos alunos.

“Sabemos que a educação e o esporte envolvem disciplina e persistência, e são fundamentais para o desenvolvimento e o sucesso dos estudantes. Isso torna o projeto muito importante para a Educação de Niterói”, enfatizou Flávia Monteiro.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bruno Ribeiro, a educação caminha de mãos dadas com a inclusão.

“O projeto é de extrema importância, já que aproxima duas grandes áreas: educação e esporte. A apresentação da história de vida do atleta Moises Tamiozzo proporciona uma reflexão sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade. Espero que sirva de exemplo e que nossas crianças possam se destacar com a mesma perseverança”, disse Bruno Ribeiro, ressaltando que o projeto Roda de Conversa, Aluno Nota Dez, será levado às outras escolas da rede municipal de Niterói.--