Com atendimento exclusivo para a Niterói, procura pelo Disque Denúncia sobe 28% PDF Imprimir E-mail

05/06/2019 – A cidade de Niterói registrou aumento 28,86% no número de ligações ao Disque Denúncia desde a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Niterói e a entidade. Os dados são relativos à procura pelo serviço de outubro de 2018 a março de 2019 em comparação com os mesmos meses do ano anterior. A parceria permitiu a instalação de uma estação de trabalho para receber exclusivamente denúncias de Niterói na sede da instituição e uma maior divulgação para o público dos serviços do Disque Denúncia, que recebe informações anônimas sobre ações criminosas através do telefone 2253-1177 e dos aplicativos da instituição. O acordo foi mais uma ação do pacote de medidas do Pacto Niterói Contra a Violência.

Nos primeiros seis meses da parceria entre a prefeitura e o Disque Denúncia, de outubro do ano passado a março deste ano, foram cadastradas 1.835 denúncias. Considerando o mesmo período do ano anterior, esse total foi de 1.424 denúncias, um aumento de 28,86%.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o convênio com o Disque Denúncia é muito importante porque possibilita a participação do cidadão no esforço para melhorar a segurança na cidade.

“Niterói é a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter uma estação de trabalho específica dentro da estrutura do Disque Denúncia. Isso se soma ao conjunto de esforços que estamos fazendo para promover uma melhor e mais eficiente segurança pública em Niterói, que é o nosso grande desafio”, disse o prefeito.

O Disque Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas, com garantia de anonimato.

As denúncias recebidas são passadas para as forças de segurança do Estado, que inicia um processo de investigação. Em relação às ações bem sucedidas realizadas em Niterói a partir de denúncias anônimas feitas ao serviço, houve um aumento de 128,57%, de outubro de 2018 a março deste ano. Foram 32 operações com êxito no período, contra 14 resultados positivos no mesmo período do biênio 2017/2018.

O presidente do Disque Denúncia, Zeca Borges, disse que a parceria da Disque Denúncia com a Prefeitura de Niterói é mais um instrumento importante no combate à criminalidade.

“Nossa parceria com a Prefeitura de Niterói tem sido muito produtiva e importante para a cidade. A polícia está muito receptiva às denúncias, mas para avançarmos, a participação é fundamental. Nós estamos ampliando as parcerias para outros municípios no entorno a fim de fortalecer o combate ao crime em toda a região”, disse Zeca Borges.

A lei municipal que autorizou o convênio com o Disque Denúncia determinou que todos os ônibus, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e condomínios da cidade tenham em local visível cartazes com o telefone do serviço.

Foi através de uma ligação de Niterói para o Disque Denúncia que a polícia chegou ao responsável pela morte de um policial militar. Agentes do 12º BPM foram ao local indicado na denúncia e prenderam o acusado. Em outra denúncia que partiu de Niterói, a polícia fez uma grande operação no Morro da Chumbada, em São Gonçalo, e prendeu uma quadrilha que praticava assaltos na Região Oceânica e em Maricá. A ação envolveu efetivos da 82ª DP e da CORE, além de blindados e um helicóptero. Graças a outra denúncia anônima, a policial prendeu um traficante conhecido como “Beleu”. Ele estava em uma casa onde a polícia encontrou grande quantidade de drogas, armas e munição.

Pacto Contra a Violência - O Pacto Niterói Contra a Violência, é um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada das forças de segurança com órgãos municipais com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na cidade.