Semana do Meio Ambiente tem mutirão ecológico em córrego de Itaipu PDF Imprimir E-mail

meio-ambiente
07/06/2019 – “A nossa geração está muito ligada à tecnologia. A maioria dos meus amigos nunca mexeu em terra. Essa ação de hoje é importante para que nós, jovens, fiquemos atentos e possamos refletir que meio ambiente é o nosso futuro”. A declaração é da estudante Taís Ester de Medeiros, de 15 anos, uma das 70 pessoas que participaram, na manhã desta sexta-feira (7), de um mutirão ecológico no Córrego dos Colibris, um dos principais da Região Oceânica.

A atividade, que fez parte da semana de comemoração da Semana do Meio Ambiente, reuniu integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs), sociedade civil, estudantes e ambientalistas.

A poluição do ar foi o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente e, ao longo da semana, a Smarhs realizou ações de replantio e reflorestamento como forma de colaborar para a melhoria do ar.

“Nada melhor para conter a poluição do ar do que plantar. Ao longo da semana, várias atividades tiveram esse foco. Esse foi o primeiro mutirão ecológico nesse rio, com a participação de técnicos, ambientalistas e da população. Nosso objetivo é expandir essas ações para toda a cidade”, explica Eurico Toledo, secretário de Meio Ambiente.

O subsecretário de Meio Ambiente, Gabriel Cunha, conta que diversos hortos da cidade estão recebendo mudas e sementes de plantas nativas coletadas pelos técnicos da secretaria que irão ser utilizadas no reflorestamento de 203,1 hectares que ocorrerá em diversos pontos da cidade. O projeto terá investimento de R$ 3 milhões, uma verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido (não reembolsável), para aplicação em recuperação do meio ambiente incluindo áreas de restingas, manguezais e ilhas.

“Já estamos realizando um trabalho de replantio e unimos o poder público e estudantes além, da comunidade. São pequenas ações que fazem a diferença”, observou Ronaldo Fernandes Martins Pinheiro, integrante do Instituto Nossos Riachos.

Programação – Neste sábado (8), será realizada uma limpeza da praia de Itaipu das 9h às 12h. Na praça Leoni Ramos, mais conhecida como Cantareira, no Gragoatá, haverá um ponto de coleta de resíduos eletrônicos das 9h às 12h.

As atividades da Semana do Meio Ambiente terminam neste domingo (9), com um passeio ciclístico pelo túnel Charitas-Cafubá, com ponto de encontro no Skatepark. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói: www.smarhs.niteroi.rj.gov.br.