Acontece neste sábado a II edição da Caminhada Pela Paz em Niterói PDF Imprimir E-mail

07/06/2019 - A segunda edição da Caminhada Luminosa pela Paz será realizada no dia 8 de junho, com objetivo de promover a cultura da paz e pedir por menos violência. O evento é organizado por um conjunto de instituições da sociedade civil e do poder público, incluindo igrejas, organizações sociais e a prefeitura.

O início das atividades está marcado para às 17h, com Celebração Interreligiosa pela Paz, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Após a cerimônia, a caminhada seguirá pela Praia de Icaraí até a Igreja de São Judas Tadeu.

Segundo a organização, o evento pretende ser um momento de união pela paz, contrapondo o contexto de violência em que a sociedade brasileira está vivendo. No ano passado, a primeira edição da caminhada contou com centenas de pessoas que caminharam pela praia, motivadas por canções, meditações e orações de lideranças religiosas e civis.

Pacto contra violência

A prefeitura lançou em agosto do ano passado o Pacto Niterói Contra a Violência, um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada. Entre as medidas, está o Poupança Escola, um programa de incentivo para os alunos da rede pública concluírem o Ensino Médio/Profissionalizante, o pagamento de prêmio por apreensão de arma de fogo e a realização de concurso para contratação de 142 guardas municipais.

Além do Pacto, a prefeitura já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas como o programa Niterói Presente, Proeis e na doação de viaturas para o batalhão da cidade. A prefeitura considera que todo o investimento feito até aqui se traduz em importantes ferramentas a serviço da Segurança Pública. Com mais de 360 policiais militares, que atuam em seus dias de folga no Centro, Icaraí, Santa Rosa e Alameda São Boaventura, o Niterói Presente e o Proes liberam o efetivo da Polícia Militar para combater a criminalidade em outras áreas da cidade.