Prefeitura de Niterói lança edital para reurbanização da Marquês do Paraná PDF Imprimir E-mail

12/06/2019 – A Prefeitura de Niterói lançou nesta quarta-feira (12), no Solar do Jambeiro, em São Domingos, o edital para as obras de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, no Centro. O projeto prevê a reurbanização e ampliação da via, com implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, e uma ciclovia bidirecional ligando as ciclofaixas e ciclovias das avenidas Roberto Silveira (Icaraí) e Ernani do Amaral Peixoto (Centro). A previsão da Prefeitura de Niterói é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano e durem sete meses.

Com o alargamento, a Marquês do Paraná ganhará mais uma faixa de rolamento para os automóveis no sentido Centro e uma parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica. O projeto prevê a reurbanização completa da via, com a implantação de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destaca que, assim como a TransOceânica, esta obra é um marco para a mobilidade da cidade. A expectativa é de redução de 20 minutos no tempo de deslocamento de Icaraí até o Centro e do Centro até Icaraí nos horários de rush.

“Esse projeto resolverá vários problemas do trânsito na região, como os engarrafamentos na Avenida Roberto Silveira e na Doutor Celestino, onde, na hora do rush, motoristas ficam mais de 40 minutos. Um problema histórico”, disse o prefeito. “Outra boa novidade é a mudança do ponto de ônibus que fica em frente ao Hospital Antônio Pedro e ajuda a provocar retenções no trânsito para a parte de cima do mergulhão, do lado esquerdo da via.”

A Prefeitura realizou a desapropriação e demolição de mais de 50 imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia bidirecional.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, enfatiza que, após a obra, a Marquês do Paraná será uma via moderna e arborizada, que dará as boas-vindas para quem chega à Niterói.

“Com essa obra, estamos criando uma nova porta de entrada para Niterói. A cidade vai ganhar uma nova avenida com melhoria na mobilidade para todos”, diz o secretário. “O alargamento da Marquês do Paraná beneficiará motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida da população”.

A obra também será importante para a mobilidade dos ciclistas. A ciclovia da Marquês do Paraná vai interligar as faixas exclusivas para ciclistas das avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, duas importantes ciclovias da cidade.