Prefeitura homenageia agentes do Niterói Presente que se destacaram em serviço PDF Imprimir E-mail

17/06/2019 - Em solenidade na cidade da Ordem Pública, nesta segunda-feira (17), o prefeito Rodrigo Neves prestou uma homenagem aos policiais militares e agentes civis do programa Niterói Presente. Durante a cerimônia, Neves entregou 18 diplomas em reconhecimento aos que se destacaram em ocorrências criminais importantes e na defesa do cidadão niteroiense.

“Estou homenageando todos esses agentes do Niterói Presente porque estão fazendo um trabalho muito nobre, muito necessário, de garantir a segurança dos niteroienses”, disse Rodrigo Neves.

O prefeito destacou que o esforço e a dedicação dos agentes Niterói Presente Niterói ajudaram na redução em cerca de 30% dos índices de roubo de rua na cidade nos três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do Estado.

“Para essa redução, foi fundamental o reforço no policiamento e a dedicação desses profissionais do Niterói Presente e também do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança). A Prefeitura também não tem medido esforços para melhorar a segurança em Niterói. Hoje, mais de 50% dos policiais da cidade, que integram esses dois programas, são pagos pelo Município”, destacou o prefeito.  Segundo Neves, até 2020, a Prefeitura de Niterói terá investido quase R$ 300 milhões em várias ações, como reforço do policiamento, cercamento eletrônico através do monitoramento de câmeras inteligentes, convênio com o Disque Denúncia, entre outras.

Niterói Presente - O programa Niterói Presente começou no dia 15 de dezembro de 2017 pelo bairro de Icaraí. Foi estendido para o Centro, Santa Rosa e Alameda São Boaventura. Hoje, o Niterói Presente disponibiliza 300 policiais diariamente nas ruas desses bairros.

Além de pagar uma gratificação aos policias que atuam no programa e os salários dos agentes civis, a Prefeitura investe em equipamentos, carros e motos usados pelos agentes em serviço.

Desde a sua implantação, o Niterói Presente prendeu mais de 242 criminosos com mandados de prisão expedido pela Justiça. No período, mais de 200 pessoas foram presas em flagrante nas ruas por crimes como roubo, furto e porte ilegal de arma de fogo. Entre as mais de 600 ocorrências registradas nas delegacias destacam-se ainda a apreensão de armas. Foram recuperados pelos agentes 54 veículos que haviam sido furtados ou roubados.

Proeis - No Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), outro convênio da Prefeitura de Niterói com a Polícia Militar, a adesão é voluntária para que policiais de todos os batalhões do Estado possam trabalhar em Niterói nos dias de folga, em troca de uma remuneração paga pela Prefeitura. O programa disponibiliza 300 vagas diariamente.

Pacto Niterói contra a Violência - O Niterói Presente e o Proeis fazem parte do programa Pacto Niterói contra a Violência, lançado no ano passado pela Prefeitura de Niterói. O projeto terá investimento de R$ 340 milhões e já está implantado em diversas frentes, como apoio às policias e à Guarda Municipal, além de iniciativas nas áreas social, cultural e de infraestrutura urbana. São 19 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.