Niterói terá esquema especial de trânsito para o feriado de Corpus Christi e para o final de semana prolongado PDF Imprimir E-mail

19/06/2019 – A partir desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Niterói realiza um esquema especial de funcionamento para o feriado de Corpus Christi, ponto facultativo na sexta (21) e feriado municipal do Dia de São João, padroeiro de Niterói, na segunda (24). O expediente voltará ao normal das repartições públicas da cidade na terça (25). O Município manterá todos os serviços essenciais para a população em funcionamento.

A Companhia Municipal de Limpeza (Clin) manterá 30 funcionários e maquinários específicos para a limpeza da Avenida Ernani Amaral Peixoto, no Centro, nesta quinta-feira, quando há a tradicional confecção de tapetes de sal. Também haverá equipes de plantão na limpeza da festa de São João. A coleta de lixo domiciliar terá sua programação normal durante todo o período.

Os hospitais municipais funcionam normalmente, com todas as emergências e SAMU funcionando as 24 horas dos dias. Defesa Civil e Guarda Municipal estarão de prontidão para quaisquer emergências e agentes de trânsito estarão nas principais vias da cidade para ordenamento do trânsito e orientação aos motoristas. Todas as áreas de lazer da cidade estarão abertas nos dois feriados e no final de semana.

Interdições – Para atender ao aumento do fluxo de veículos nos principais corredores de trânsito da cidade, a NitTrans preparou operação especial com cinquenta agentes e operadores de trânsito que atuarão entre quinta-feira, 20, e segunda-feira, 24.

Na quinta-feira, a autarquia promove um esquema especial de trânsito no Centro, que tem como objetivo interditar algumas ruas, bem como auxiliar na organização do estacionamento durante a confecção do tapete de sal seguida da procissão, que acontece na Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

A partir das 22h desta quarta-feira será proibido estacionar em toda a Rua Evaristo da Veiga e na Avenida Amaral Peixoto, entre a Evaristo e a Avenida Visconde do Rio Branco. A partir da meia-noite a Evaristo da Veiga reabrirá com mão invertida: com fluxo da Amaral Peixoto para a Rua Coronel Gomes Machado.

A partir da meia-noite estarão interditadas as seguintes vias: Amaral Peixoto, entre Evaristo da Veiga e Rio Branco; e Rua Visconde de Sepetiba, Rua Maestro Felício Toledo e Rua Visconde de Uruguai, todas entre as ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado.

A Procissão de Corpus Christi está marcada para 17h, na Amaral Peixoto, e será acompanhada por agentes da NitTrans do início na Evaristo da Veiga até a dispersão na Rio Branco. As vias serão reabertas ao trânsito de veículos às 20h.

Ao longo da interdição agentes e operadores de trânsito orientarão o tráfego em toda a região da Amaral Peixoto e entorno.

Trânsito – Nos corredores estruturais especiais da cidade a NitTrans atuará de forma integrada à PRF, ANTT, Setrerj, Seop, Ecoponte e Autopista Fluminense, para garantir fluidez na saída do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos, e na volta do feriado, no sentido oposto.

Haverá reforço na operação de trânsito nos acessos à Ponte Rio-Niterói, Estrada do Contorno - BR-101, RJ-104, Alameda São Boaventura, Avenida Feliciano Sodré e Centro de Niterói. Também haverá ações especiais nos acessos à Região Oceânica de Niterói, em razão do aumento no volume de veículos por conta da visitação às praias da região.

Guarda Municipal – Nesta quinta-feira, a Guarda Municipal de Niterói atuará com 64 agentes na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e na Praça do Descobrimento, na Região Oceânica, prestando suporte à procissão. A Coordenadoria de Ações Táticas (CAT) e a equipe da Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizarão patrulhamento no entorno e, caso seja necessário, auxiliarão também na procissão.