Semana de Inclusão Digital é comemorada em Niterói PDF Imprimir E-mail

25/06/2019 – A Prefeitura de Niterói preparou uma série de eventos para comemorar a Semana Municipal de Inclusão Digital. A abertura foi realizada na manhã desta terça-feira (25), dia que também se celebra o Dia Municipal de Inclusão Digital. O evento foi realizado no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles. Estiveram presentes o Subsecretário de Projetos Especiais, José Henrique Antunes, a Superintendente de Desenvolvimento de Ensino, Cristiane Gonçalves e a Assessora de Mídias e Novas Tecnologias, Carla Sena.

A programação contou com uma mesa redonda com o tema “Currículo e Cultura Digital: o papel da escola nesse contexto”. O encontro debateu como em tempos de uma cultura que vivencia a tecnologia de variadas maneiras e a todo tempo, a escola lida com essa interação no cotidiano.

Participaram da mesa os professores do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Alexandre Farbiarz e Dagmar de Mello e Silva, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFT), Marco Braga.

Após o debate, professores da Rede Municipal de Educação puderam compartilhar relatos de experiências abordando mídias e tecnologias digitais nas práticas curriculares.

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Flávia Monteiro, destacou a importância das novas tecnologias no trabalho pedagógico desenvolvido dentro das escolas.

“O uso das diversas tecnologias como recurso educacional é inovador à medida que tanto os professores quanto os alunos serão preparados e orientados para fazerem parte do mundo digital”, afirmou Flávia.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, não há como fugir das mídias no ambiente escolar.

“A educação tecnológica é de suma importância na fundamentação e qualificação do ensino público. Temos um compromisso de investimos nos telecentros e nas plataformas digitais para enriquecer os equipamentos disponíveis para a sociedade”, declarou Bruno.

A Semana Municipal de Inclusão Digital realiza, nesta quarta, 26 e quinta-feira, 27, o Robotica Day, uma mostra de atividades produzidas por alunos de 22 escolas da rede municipal que participam do Projeto-Robótica Educacional.

O encerramento da programação será no dia 28 de junho quando serão entregues os prêmios dos vídeos mais curtidos durante a Campanha “Encantadores de Histórias” promovido pela Coordenação de Promoção da Leitura.