Artesãos de Niterói poderão se inscrever esta Semana no Programa de Artesanato do Estado PDF Imprimir E-mail

Artesanato
28/06/2019 –
Os artesãos de Niterói terão a chance de se formalizar e, ao mesmo tempo, promover o seu trabalho, além de participar de atividades e ações que possam alavancar economicamente o seu negócio. A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, assinou convênio com a Secretaria de Turismo do Estado e, entre os dias 2 e 5 de julho, os artesãos podem se cadastrar no Programa de Artesanato do Estado. As inscrições poderão ser feitas na Cúpula da Fundação Niemeyer, no Caminho Niemeyer, na rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, Centro.

Durante os quatro dias, os artesãos poderão chegar a partir das 10 horas. Serão distribuídas 120 senhas diárias e às 10h30 acontecerá uma palestra sobre os benefícios do programa e sobre a carteira Nacional do Artesanato, do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal.

Para se inscrever, o artesão deverá levar: foto 3x4; original e cópia do comprovante de residência, CPF e carteira de identidade. Além disso deverão comparecer ao local com uma peça inacabada para finalização no local e produtos finalizados. Podem ser cadastrados até três tipos de técnicas diferentes.

O artesão que se inscreveu antes de 2015 precisa atualizar seus dados, levando toda a documentação necessária.

“O artesanato é um mercado que está expansão. Com a crise, muitas pessoas aproveitam suas habilidades para ingressar nessa profissão, abrindo um novo mercado de trabalho. O artesanato também faz parte da cultura brasileira e cada estado tem sua peculiaridade, as culturas vão se fundindo por conta dessa grande miscigenação. É um segmento que merece valorização e é o que estamos fazendo”, diz Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói.

Ele destaca que a implantação do programa na cidade seguirá os moldes nacionais. Serão implantadas ações que possibilitem a consolidação do artesanato enquanto economia forte.

A Casa do Artesão, ligada à secretaria de Cultura, desenvolverá com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atividades que visem valorizar o artesão e o artesanato com oportunidades de trabalho, organização de feiras e eventos que possam colaborar para o incremento da comercialização, além de estimular a profissionalização e especialização. As ações acontecerão em parceria e com apoio da Secretaria Estadual de Turismo.

“Os artesãos são profissionais que possuem mãos que transformam a matéria prima natural em um produto final de qualidade, usando, com amor e dedicação, seus talentos em sua produção. Queremos capacitar e deixar os artesãos cada vez mais aptos.  O cartão do artesão é como se fosse sua carteira de trabalho, reconhecida em todo o território nacional. É mais uma oportunidade que podemos oferecer”, destaca Claudia Azevedo, coordenadora da Casa do Artesão.

A finalidade do PAB é coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão, desenvolver o artesanato e a empresa artesanal. Nesse sentido, são desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.