Alunos da rede municipal participam da formatura do PROERD PDF Imprimir E-mail

02/07/2019 – Cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói participaram nesta terça-feira (2), no Espaço Lagoinha, em Charitas, da cerimônia de entrega dos certificados de participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, com o 12° Batalhão de Polícia Militar.  Lançado em 1992, o programa já formou aproximadamente um milhão e 300 mil alunos.

Os cursos do PROERD são ministrados nas escolas municipais por instrutores da Polícia Militar e têm a duração de seis meses.  Nos encontros semanais, os alunos são orientados sobre prevenção ao uso de drogas, combate à violência e ao bullying.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, os temas abordados no projeto são de suma importância para a boa convivência na comunidade escolar e na sociedade.

“A construção de valores cívicos e morais são necessários para dar as diretrizes um caminho do bem a ser trilhado pelos nossos alunos”, declarou.

O presidente da Fundação Municipal de Niterói, Bruno Ribeiro, ressaltou que os conceitos ministrados nas aulas devem ser aplicados tanto no ambiente escolar quanto na sociedade.

“O PROERD é fundamental para a construção da cidadania das nossas crianças, respeito às diferenças e prevenção ao uso de drogas”, afirmou.

Já o comandante do 12º batalhão, coronel Sylvio Guerra, destacou o efeito multiplicador do programa: “Ações como essa são importantes e devem ter continuidade no espaço escolar. Os alunos participantes têm a responsabilidade de divulgar as orientações recebidas nos cursos”, concluiu.

As escolas que concluíram o curso do PROERD no primeiro semestre de 2019 foram Maria Ângela Moreira Pinto (São Francisco); Eulália da Silveira Bragança (Piratininga); Helena Antipoff (São Francisco); Vera Lucia Machado (Badu); Felisberto de Carvalho (Pendotiba); Mestra Fininha (Barreto) e André Trouche (Barreto).