Moradores do Boa Vista, na Região Oceânica, ganham nova área de lazer PDF Imprimir E-mail

05/07/2019 – Após a conclusão das obras de drenagem e pavimentação do Boa Vista, na Região Oceânica, e a implantação na nova iluminação com lâmpadas de LED, os moradores tiveram mais um motivo para comemorar: na noite da última quinta-feira (4), a Prefeitura de Niterói inaugurou a praça Boanerges Evangelista. O espaço ganhou uma quadra esportiva, arquibancada, academia da terceira idade, brinquedos, área de convivência, além de uma pista para a prática de bocha, jogo que tem origem italiana.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, que participou da entrega do novo equipamento, ressaltou a integração entre a associação de moradores do bairro e o poder público para a realização deste projeto.

“Graças ao trabalho engajado das equipes de várias secretarias da Prefeitura e a parceria dos moradores, que atuam apontando as demandas e acompanhamento de perto da obra, foi possível produzir um resultado tão positivo. Este é um momento muito especial e motivo de orgulho, quando um projeto de engenharia começa no papel e se torna realidade”, disse Grael.

Para o deputado estadual Paulo Bagueira, a transformação do bairro, que era uma antiga reivindicação dos moradores, é uma importante conquista não só para quem mora no bairro mas também para a Região Oceânica.

“A atual administração vem realizando importantes investimentos em toda a cidade. A Região Oceânica está recebendo obras de drenagem e pavimentação que eram esperadas há décadas, além disso foram tirados do papel projetos grandiosos como o túnel Charitas-Cafubá. As obras do Boa Vista foram apenas uma etapa. Novas intervenções estão saindo do papel proporcionando mais qualidade de vida para os moradores”, afirmou Bagueira.

O Boa Vista recebeu a instalação de mais de seis quilômetros de galerias de águas pluviais para drenagem, terraplanagem, pavimentação e calçadas. O investimento do município neste projeto foi de aproximadamente R$ 20 milhões. Para o novo projeto de iluminação, equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) instalaram 167 lâmpadas de LED, com potência de 120 watts.

O presidente da Associação de Moradores do Boa Vista, Ramon Oliveira, frisou que a urbanização do bairro mudou completamente a realidade e a autoestima dos moradores. “Temos um novo bairro, sem ruas alagadas e sem lama, completamente urbanizado. O próximo passo agora é focar na manutenção e conservação de tudo que foi feito”, afirmou.

Morador do bairro há mais de 20 anos, Francisco Saracchini, é um dos mais entusiasmados com as melhorias. “A cada vez que chovia, a gente entrava em desespero porque sabia que teria grande dificuldade para chegar ou sair de casa com a quantidade de lama. Hoje, quando chove, ficamos tranquilos, não precisamos mais nos preocupar. Outras cidades deviam se inspirar na gestão de Niterói, uma Prefeitura que sabe o significado de trabalho em equipe com a comunidade”, contou.

Filho de Boanerges Evangelista, que deu nome à praça, Sérgio Evangelista, fez questão de agradecer a iniciativa do Município. “Ver esta praça completamente revitalizada é muito gratificante. É a continuidade do sonho do meu pai, uma pessoa que adorava esse lugar. Ele acreditava que um dia o Boa Vista seria um bairro modelo, e ele estava certo. É o que temos hoje. Só tenho a agradecer em nome da minha família”, disse Sérgio.

Investimentos – No ano passado, a Prefeitura de Niterói anunciou um pacote de obras de drenagem e pavimentação que contemplará mais de 200 ruas da Região Oceânica. As intervenções serão realizadas no Serra Grande, Maravista, Santo Antônio, Maralegre e Engenho do Mato. Serão cerca de R$ 210 milhões para os projetos que serão executados com recursos do Município e da Cooperação Andina de Fomento (CAF).

Após décadas sem receber investimentos, a Região Oceânica vive uma nova realidade, com a realização de obras importantes. Desde 2013, foi realizado o maior investimento que a região já recebeu em obras de drenagem e pavimentação. São mais de R$ 100 milhões. Foram drenados e pavimentados o Cafubá, a Fazendinha e o Bairro Peixoto, e parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas.

Em 2018, por exemplo, foram concluídas as obras da Avenida Professora Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato. A via tem três quilômetros de extensão e recebeu investimento de R$ 19 milhões. Em 2017, foi entregue a maior obra de macrodrenagem de Itaipu e Piratininga, entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Almirante Tamandaré.