Treinamento da Guarda Municipal ajuda a salvar jovem que se afogou em Icaraí PDF Imprimir E-mail

treinamento
17/07/2019
– A utilização de técnicas de reanimação e de massagens cardíacas foi fundamental para que guardas municipais de Niterói ajudassem a salvar a vida de um adolescente que se afogou na Praia de Icaraí. O caso aconteceu na tarde da última segunda-feira (15). O menino foi levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, passa bem e já foi liberado.

Os agentes João Paulo São Geniter e Victor Jopper faziam patrulhamento de rotina próximo ao clube Central, quando foram abordados por jovens correndo, avisando que um colega deles tinha acabado de se afogar e estava desmaiado.

Os guardas chegaram ao local e encontraram o menino inconsciente, iniciaram os procedimentos enquanto acionavam o Corpo de Bombeiros.

“Fizemos todos os procedimentos que aprendemos durante o nosso curso de capacitação para a guarda municipal e também o que fizemos durante a reciclagem. Sabíamos que tínhamos que continuar com os primeiros socorros sem parar até a chegada do Corpo de Bombeiros ou do Samu e foi o que aconteceu. Felizmente conseguimos ajudar porque já sabíamos das técnicas”, lembrou João Paulo, que ingressou na Guarda Municipal em 2014, no primeiro concurso para ampliar os quadros da guarda e valorizar a corporação.

Os agentes da Guarda  Municipal foram capacitados em noções de suporte básico à vida, técnicas de reanimação em casos de parada cardíaca, manejo de desfibrilador e contenção de sangramento, para que eles tenham condições de oferecer um atendimento inicial aos pacientes nas ruas até a chegada do Corpo de Bombeiros ou Samu.

“Além dos cursos de aperfeiçoamento que fazem ao entrar na Guarda, temos hoje um departamento acadêmico específico para reciclagem e aperfeiçoamento da tropa. Os cursos práticos e teóricos são frequentes e têm o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Isso é muito importante e esse caso foi uma prova da importância das especializações e reciclagem para nossa corporação”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

A tropa tem participado de cursos de gerenciamento e estratégias em relação a ordenamento e segurança, entre outros assuntos. Além disso, os cursos de ações táticas também auxiliam a atuar em ocorrências que exijam comportamento e habilidades específicas, lidando com situações delicadas e de alto nível de stress.

A SEOP também promove cursos regulares de ciclopatrulhamento, com objetivo de capacitar agentes para atuarem em bicicletas. Os agentes aprendem sobre técnicas de abordagem, regras de circulação, direção defensiva, métodos de defesa pessoal, pronto-socorro e manutenção de bicicletas.