Prefeitura entrega primeiro selo Niterói Cervejeiro PDF Imprimir E-mail

Noi1
01/08/2019
– A Prefeitura de Niterói entregou nesta quinta-feira (01) a primeira outorga de uso do selo Niterói Cervejeiro, criado para reconhecer e valorizar a fabricação de cerveja artesanal no município. A já tradicional cervejaria Noi foi a primeira a receber a outorga. Participaram da solenidade, na sede da fábrica, em Itaipu, na Região Oceânica, os secretários municipais Luiz Paulino Moreira Leite (Desenvolvimento Econômico), Eurico Toledo (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade), Miguel Vitoriano (Participação Social) e Dayse Monassa (Seconcer).

O selo Niterói Cervejeiro foi criado junto com a lei municipal nº 3.288. Para receber o selo, os interessados devem fazer solicitação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e passam, a partir daí, por avaliação de uma comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Universidade Federal Fluminense e da Firjan. Mais de 50 itens são levados em consideração na avaliação

Luiz Paulino Moreira Leite disse que a prefeitura busca incentivar e dar a chance ao produtor artesanal de estabelecer e expandir seu negócio, respeitando a regulamentação municipal.

“A lei dos cervejeiros era um sonho para quem produzia em Niterói, mas não tinha como se instalar, nem contava com esse conjunto de práticas socioambientais e sanitárias. O selo é um atestado que diz que a empresa contribui para o desenvolvimento econômico da cidade, respeitando a sustentabilidade e toda a legislação vigente”, disse Luiz Paulino.

A Noi foi a primeira a cumprir todas as exigências da comissão de avaliação, que inclui até uma política de não agressão ao meio ambiente no processo de fabricação e tratamento dos resíduos produzidos. Além de garantir a sustentabilidade, a prefeitura espera, com o selo Niterói Cervejeiro, incentivar o crescimento do setor na cidade.

Osmar Buzin, que criou a Noi, disse que o selo é um reconhecimento das boas práticas da empresa, que mantem o seu caráter familiar e artesanal.

“Descobrimos desde cedo o valor das cervejas artesanais e percebi que tinha tudo para fazer um rótulo de sucesso no país. Antes mesmo da construção da fábrica, já tínhamos seis receitas prontas. Desde então, a Noi ganhou mais de 40 concursos nacionais e internacionais, e a nossa cidade de Niterói sempre é apresentada em cada participação nossa”, disse Osmar Buzin.

A lei de incentivo ao setor cervejeiro prevê, entre outros, que os eventos promovidos pela Prefeitura de Niterói possam incluir espaços próprios destinados à comercialização e/ou promoção de cervejas artesanais locais.