Prefeito Rodrigo Neves assina ordem de início para obras no bairro Santo Antônio PDF Imprimir E-mail

14/08/2019 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na noite de terça-feira (13), a ordem de início das obras de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação do bairro Santo Antônio, na Região Oceânica. As intervenções integram a nova etapa de obras da Prefeitura de Niterói, que contemplará mais de 200 ruas. Além do Santo Antônio, serão beneficiados os bairros Serra Grande, Maravista, Engenho do Mato e Maralegre.

Antiga reivindicação dos moradores do Santo Antônio, as obras vão acabar com os alagamentos ocasionados pelas chuvas no bairro. O investimento do Município neste projeto é de R$52,8 milhões, e a previsão é de que o trabalho seja concluído no segundo semestre de 2020.

Rodrigo Neves enfatizou que, após décadas sem receber investimentos, a Região Oceânica vive uma nova realidade, com a realização de obras importantes. Desde 2013, foi realizado o maior investimento que a região já recebeu em obras de drenagem e pavimentação. São mais de R$ 100 milhões. Foram drenados e pavimentados bairros como Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto e Boa Vista.

“Teve um período que, por falta de estrutura adequada, muitas pessoas estavam deixando a Região Oceânica para morar em bairros como Icaraí e Santa Rosa. E, agora, com os investimentos que estão sendo feitos, como o túnel Charitas-Cafubá, que era esperado pela população há mais de 40 anos, muitas estão voltando. Nosso governo tem uma visão integrada da cidade, com ações em todas as regiões, mas tivemos uma atenção especial com a Região Oceânica, que estava há tempos sem receber investimentos”, disse Neves, ressaltando que as iniciativas só se tornaram possíveis graças a um planejamento responsável do Município.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, lembrou que o bairro Santo Antônio fica abaixo do nível do mar e da lagoa de Piratininga, e também recebe, nos dias de chuva, uma quantidade grande de água que desce do maciço do Jacaré. Por isso, foi necessário um estudo complexo para definir quais intervenções seriam necessárias para acabar com as enchentes.

“Para o trabalho, a Prefeitura contratou uma empresa internacional, por concorrência pública, especializada nesse tipo de projeto. Foi feito um estudo de engenharia, de hidráulica e de procedimentos de macrodrenagem no local para definir o projeto executivo da obra. O loteamento que gerou o bairro Santo Antônio foi autorizado há 50 anos. Não medimos esforços para realizar este projeto que vai acabar definitivamente com o problema de alagamento dessa área”, enfatizou Grael.

O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat, conta que atualmente, cerca de 4.500 pessoas moram no Santo Antônio.

“Foram anos aguardando por estas intervenções, que agora estão, realmente, saindo do papel e se tornando realidade. É importante lembrar que esse projeto foi apresentado e discutido com os moradores. Essa obra trará mais qualidade de vida para a população”, acrescenta.

Investimentos – Desde 2013, a Prefeitura de Niterói já investiu mais de R$ 100 milhões em obras de drenagem e pavimentação. São mais de 150 ruas com obras executadas em áreas como Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto, e parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre.  Também foram entregues as obras da Avenida Professora Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato, e a macrodrenagem de Itaipu e Piratininga, entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Almirante Tamandaré.