Fundação Estatal de Saúde de Niterói tem nova diretora PDF Imprimir E-mail

23/08/2019 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quinta-feira (22), a posse da diretora geral da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) de Niterói, Anamaria Carvalho Schneider. A Fundação foi aprovada pela Lei 3.133, de abril de 2015, pelo poder Legislativo Municipal. O objetivo é viabilizar a gestão de recursos humanos, sobretudo na atenção básica e na área da saúde mental.

“Este ano, vamos fazer o concurso público para a Fundação Municipal de Saúde e, também, para a Fundação Estatal. Com isso, entraremos 2020 com uma gestão de recursos humanos plenamente encaminhada e superada depois de mais de 30 anos de questionamentos de órgãos de controle interno e de órgãos de controle externo”, disse o prefeito. “Ana tem grande experiência em gestão pública e no terceiro setor. Acredito que não há um nome mais qualificado para este desafio, que é implementar uma Fundação Estatal de Saúde”, enfatizou.

Rodrigo Neves citou a ampliação dos investimentos na área de Saúde, que chegam a R$ 200 milhões, além de importantes conquistas como a reabertura do hospital infantil Getulinho, no Fonseca, a reforma e ampliação da Unidade Municipal de Urgência Doutor Mário Monteiro, na Região Oceânica, e o salto de 50% para 90% de cobertura do programa Médico de Família na cidade. O objetivo , tendo é alcançar 100% do público alvo coberto até 2020.

“Nós fizemos o dever de casa na gestão fiscal e ampliamos os investimentos na área da saúde. Assumimos o governo em um contexto muito adverso, tivemos que decretar situação de emergência na área da saúde, tal era a situação dramática com o Getulinho fechado, a policlínica do Largo da Batalha funcionando em um contêiner, as unidades do médico de família sendo fechadas, crise de abastecimento e uma epidemia de dengue. Nós superamos, reconstituímos essa rede e, apesar dos desafios que persistem, sobretudo em função da crise da saúde da Região Metropolitana, que aumentou muito a demanda na rede de saúde municipal, como é o caso do Getulinho e do Mário Monteiro, Niterói segue a passos firmes, com planejamento sólido para uma rede de saúde que garanta um atendimento satisfatório e a cobertura integral do programa médico de família”, ressaltou Neves.

Com graduação em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Anamaria Schneider tem ampla experiência em gestão pública. Já ocupou o cargo de secretária municipal de Saúde da Prefeitura de Resende, foi coordenadora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, além de subsecretária de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio.

“Recebi este convite e aceitei com muita alegria. Niterói é uma cidade que sempre foi um ícone, um expoente na saúde da família. É uma honra poder dar continuidade a esse trabalho muito bom que foi feito desde o início e que tem crescido, amadurecido, e precisa estar de acordo com as exigências jurídicas. Essa estrutura da FeSaúde visa a uma organização de estrutura administrativa dentro de novos parâmetros, que podem produzir maior flexibilidade e maior agilidade nos processos”, explicou Ana.

A diretora contou ainda que há um cronograma de ações de estruturações e normas a ser cumprido para o funcionamento da FeSaúde.

“Estamos fazendo os primeiros contatos e as aproximações. Vamos trabalhar com uma boa parte da equipe que já está na Fundação Municipal de Saúde, que poderá integrar a Fundação Estatal. Vamos ver os meios legais de fazer este remanejamento para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho. A realização do concurso público será um dos nossos desafios”, pontuou.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, destacou todo o apoio que está sendo dado para a implantação da FeSaúde e para a chegada da diretora.

“A criação da Fundação Estatal com a presença da Ana, que é uma enfermeira qualificada, que já teve vários cargos de gestão, com formação de mestrado e doutorado, vai nos dar uma tranquilidade para que nasça uma Fundação Estatal que possa fazer jus a todo o trabalho que tem sido feito no programa Médico de Família em Niterói, que é uma marca dessa cidade”, frisou Maria Célia.

Finalidade - A FeSaúde, instituída pelo Município, conforme autorização prevista na lei municipal nº 3.133, é uma fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública. Sua finalidade, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é desenvolver ações e serviços do cuidado em saúde, na atenção básica, de acordo com as diretrizes e políticas públicas de Saúde no Município, Estado e União.