Encontro de avaliação institucional discute qualidade do ensino PDF Imprimir E-mail

28/08/2019 – A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, através da Assessoria de Avaliação Institucional, promoveram, nesta quarta-feira (28), o primeiro Encontro Municipal de Avaliação Institucional: Políticas públicas, participação e resistência. O ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, a secretária de Educação, Flávia Monteiro, e o deputado Waldeck Carneiro participaram das discussões no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, no Centro de Niterói.

O encontro reuniu profissionais da rede municipal de Niterói em torno da temática da avaliação educacional em seus diversos aspectos e relações. O objetivo foi refletir e debater a avaliação em seus múltiplos sentidos e formas, bem como os encaminhamentos e desdobramentos no espaço da escola para engajar e melhorar ainda mais a qualidade do ensino na cidade.

A secretária de Educação, Flávia Monteiro, ressaltou que é importante dialogar com as escolas.

“Além do planejamento, precisamos construir processos de acompanhamento da aprendizagem. São ferramentas que nos orientam no que se refere ao modelo de educação a ser implantado e as metas que pretendemos atingir”, enfatizou a secretária.

O ex-ministro José Henrique Paim, destacou a necessidade de uma discussão em âmbito nacional sobre o tema.

“Hoje temos a ausência de uma liderança no debate sobre a avaliação e nos temas estratégicos para a educação brasileira. O Brasil adota o sistema federativo daí a necessidade de ouvirmos todos os entes participantes”, afirmou.

Já o deputado estadual Waldeck Carneiro ressaltou aspecto das múltiplas dimensões do processo de avaliação:

“Não menos importante do que a avaliar as aprendizagens, é avaliar também o trabalho pedagógico. Isso significa incluir nesse processo as condições objetivas do trabalho de educação, as adequações curriculares e a gestão como um todo”, disse Waldeck.

O encontro teve ainda rodas de conversas sobre diversos temas relacionados à aprendizagem, importância da leitura e os benefícios da avaliação assistida em alunos com necessidades especiais.