Niterói Presente inicia operação em São Francisco, Charitas e Jurujuba PDF Imprimir E-mail

28/08/2019 – O prefeito Rodrigo Neves e o vice-governador Cláudio Castro participaram, no início da tarde desta quinta-feira (28), da solenidade que marcou o início das operações dos agentes do Programa Niterói Presente nos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. O patrulhamento começou logo depois da apresentação. Diariamente, serão 100 nas ruas, das 6h30 às 2h, divididos em três turnos com jornada de 8h de trabalho.

O Niterói Presente é um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Todos os custos do programa são pagos pelo Município. Os novos agentes do Niterói Presente se juntam aos que já atuam nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca e que já efetuaram mais de mais de 800 prisões deste a implantação do programa, em dezembro de 2017. O investimento total no programa é de aproximadamente R$ 50 milhões por ano.

“Hoje estamos dando início a ação do Niterói Presente nessa região em mais uma expansão desse programa que começou em Icaraí, foi para o Centro, para Santa Rosa e Alameda São Boaventura, no Fonseca. Estamos investindo muito em segurança pública e cooperando com as forças policiais na nossa cidade. Nos últimos meses, o Governo do Estado registrou uma diminuição nos índices de criminalidade e Niterói, graças a esse esforço de cooperação da prefeitura, registrou uma redução ainda mais acentuada. Estamos investindo em monitoramento, através do CISP, cercamento eletrônico e trabalho de prevenção social. Até 2020, teremos investido R$ 320 milhões em segurança pública”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

O vice-governador Cláudio Castro destacou a importância da parceria entre o Governo do estado e a Prefeitura de Niterói na área de segurança pública.

“As principais palavras hoje são parceria e cooperação. O que estamos vendo aqui e uma iniciativa democrática, que deixa as diferenças partidárias, ideológicas e eleitorais de lado para trabalharmos unidos para a população. Parcerias entre o governo do Estado e a prefeitura como esta, que possibilitou a expansão do Niterói Presente, são uma prova de que estamos no caminho certo, para olhar por aqueles que necessitam. Niterói é hoje uma cidade grande que ajuda o estado e a sua população”, disse Cláudio Castro.

Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Sylvio Guerra, os PMs que atuavam em São Francisco, Charitas e Jurujuba serão deslocados para outras regiões da cidade.

“Vamos analisar as estatísticas de ocorrências na cidade, e esses homens, que deixam o policiamento desta região, serão deslocados para onde é necessário um reforço,  ajudando a levar tranquilidade à população”, disse Sylvio Guerra.

Também participaram da solenidade o coordenador do programa Segurança Presente, coronel Miguel Francisco Ramos Júnior, os secretários municipais Axel Grael (Seplag), Giovanna Victer (Fazenda), Paulo Henrique de Moraes (Seop), Gilson Chagas (Gabinete Integrado de Segurança), os deputados estaduais Paulo Bagueira e Coronel Salema, vereadores e representantes de associações de moradores, entre outras autoridades.