Prefeito e secretários acompanham desfile cívico militar em Niterói PDF Imprimir E-mail

07/09/2019 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou nesta manhã (07) do desfile comemorativo do Dia da Pátria, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, e deu início ao evento hasteando bandeira da cidade, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Municipal Santa Cecília. A solenidade de hasteamento contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal, com a bandeira do Estado do Rio de Janeiro, e do coronel do exército – anfitrião das festividades pelo Dia da Independência – Antônio Ribeiro da Rocha Neto, com o pavilhão nacional.

“É muito importante celebrar a Independência de nosso país e defender a soberania nacional! Sete de setembro é um dia importante para o Brasil e fico muito feliz em ver nossas crianças participando. É uma aula de civismo”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O público se concentrou ao longo da avenida para ver a passagem de tropas militares e de segurança, além de escolas e outras organizações. Após a abertura oficial, o desfile teve início com as tropas do Exército e Marinha. Pela primeira vez na cidade, uma tropa com carros da Polícia Rodoviária Federal marcou presença na solenidade, que contou ainda com integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A Guarda Municipal de Niterói foi muito aplaudida pelo público ao desfilar com uma tropa especial: 94 crianças do projeto Tropa Mirim de Guardiões de Niterói, com idades entre dois e 14 anos. A Tropa Mirim de Guardiões de Niterói é um projeto social fruto de parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Associação dos Inspetores, Subinspetores e Coordenadores da Guarda. Antes, restrito aos familiares de servidores da instituição, o projeto foi ampliado e, hoje, é aberto a crianças e jovens niteroienses.

Os guardas municipais desfilaram com 95 agentes integrantes das rondas e de coordenadorias especiais como: Coordenadoria de Ações Táticas (CAT), Coordenadoria de Trânsito, de Meio Ambiente e a Patrulha Escolar. O desfile contou com 15 viaturas incluindo carros e motos além do Cisp Móvel.

Cinco escolas municipais participaram do desfile, representando a rede municipal de Educação. Foram elas: Escola Municipal Anísio Teixeira (São Domingos), Alberto Francisco Torres (Centro), Ayrton Senna (Morro do Estado), Adelino Magalhães (Engenhoca) e Altivo César (Barreto).

O Município ainda fez bonito com os integrantes do Projeto Gugu, que desfilaram com muita alegria levando balões vermelhos.

O desfile foi prestigiado ainda pelos secretários municipais Giovanna Victer (Fazenda), Paulo Henrique de Moraes (Ordem Pública), Flávia Araújo (Educação), além do secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Gilson Chagas, e do presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro.  Entre os convidados do palanque estavam o deputado estadual Paulo Bagueira, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Sylvio Guerra, o coordenador do Programa Niterói Presente, Major David Costa, o comandante da Guarda Municipal de Niterói, inspetor Leandro Nunes, entre outros civis e autoridades da Marinha e do Exército.