Município e sociedade civil se preparam para a 7ª Conferência da Cidade de Niterói este mês PDF Imprimir E-mail

11/09/2019 - Representantes do Executivo municipal, universidades e integrantes da sociedade civil participaram, na noite desta terça-feira (10), da pré-conferência que é um requisito obrigatório para a 7ª Conferência da Cidade de Niterói- Cidade Democrática, que acontece dia 20 deste mês no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Praia Vermelha. O primeiro tema debatido foi “Habitação” e nesta quinta-feira acontece à segunda rodada de apresentações que levará aos participantes o tema “Urbanismo e Mobilidade”.

As duas pré-conferências acontecem na sede da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), na Rua General Andrade Neves, 31, 7º andar, Centro. A 7ª Conferência Municipal das Cidades de Niterói, organizada pelo Conselho Municipal de Política Urbana sob a coordenação das Secretarias de Urbanismo e Mobilidade e Secretaria Executiva, é uma etapa preparatória para 7ª Conferência Nacional das Cidades.

O secretário municipal de urbanismo, Renato Barandier, abriu o evento destacando a importância de o município manter sempre o diálogo aberto com a população, e exemplificou todas as consultas realizadas em reuniões com o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) relacionadas a Plano Diretor, entre outras situações que envolvam o planejamento orientado e sustentável da cidade.

“Este é o perfil do governo. Estamos ouvindo a sociedade há seis anos, e continuamos reafirmando esse compromisso. Estamos preparando a cidade para as próximas gerações, com planejamento em todas as áreas” disse o secretário.

Após a abertura, representante da Secretaria Municipal de Habitação, Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit), e da área de arquitetura colocaram as várias etapas de planejamento habitacional do município, incluindo demarcação, moradia popular, regularização fundiária entre outros temas. Também será apresentado um balanço dos resultados das deliberações das conferências anteriores, entre outras discussões.