Niterói discute parceria com o Canadá na área de sustentabilidade PDF Imprimir E-mail

12/09/2019 – A Prefeitura de Niterói e o governo do Canadá estreitaram laços na área de sustentabilidade. Um dos principais pontos são os esforços para acabar com o lançamento de plásticos nos oceanos e cursos d'água. O assunto foi discutido na manhã desta quinta-feira (12) pelo prefeito Rodrigo Neves e a cônsul-geral do Canadá, Evelyne Coulombe, em Niterói.

“O Canadá é o país que mais recebe estudantes brasileiros para cursos de várias áreas, incluindo inovação e tem uma das maiores economias do mundo. O país tem liderado os esforços pela preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da economia com sustentabilidade. Essa postura está de acordo com a nossa estratégia de cooperação internacional e de busca de diálogo no campo da cultura e dos investimentos privados, preservando os valores da sustentabilidade”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

Na reunião foram discutidas parcerias e projetos relacionados à sustentabilidade e, segundo o prefeito, novas iniciativas serão desenvolvidas, com investimentos em Niterói que contarão com a cooperação do Canadá.

A cônsul Evelyne Coulombe, acompanhada pelo representante da área comercial do consulado e por um representante de uma empresa canadense que trabalha para acabar com o lixo plástico nos oceanos, disse que confia em uma boa parceria com Niterói.

“Estou feliz em conhecer os projetos estratégicos da prefeitura de Niterói e as prioridades da cidade. Vamos aproveitar essa oportunidade para cooperação com Niterói em várias áreas.  A cidade tem três escolas particulares bilíngues que aproximam os niteroienses da cultura canadense”, disse Evelyne Coulombe.

O secretário Comte Bittencourt destacou que a cooperação entre Niterói e o Canadá pode resultar em um conjunto de projetos voltados para a reciclagem do lixo, especialmente os resíduos plásticos.

“O Canadá tem um grande compromisso com a questão da sustentabilidade, reconhecido mundialmente, e Niterói é uma cidade que tem um governo altamente comprometido com esse tema. Essa reunião traz um projeto conjunto de ampliar nossa atenção com a reciclagem, especialmente do plástico. É uma sinalização positiva de um país como o Canadá, que tem esse grau de compromisso, para uma cidade que vem se destacando no cenário nacional com um governo que tem uma marca de sustentabilidade”, disse Comte Bittencourt.

O encontro foi no gabinete do prefeito também contou com a participação dos secretários Flávia Monteiro (Educação), Eurico Toledo (Meio Ambiente) e o presidente da Clin, Luiz Fróes.