Urbanismo e mobilidade em pauta na pré-conferência da cidade de Niterói PDF Imprimir E-mail

13/06/2019 – Urbanismo e mobilidade urbana foram os temas da pré-conferência realizada na noite desta quinta-feira (12) na sede da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL). Sob a coordenação das Secretarias de Urbanismo e Mobilidade o evento foi uma das etapas preparatórias para 7ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece dia 20 deste mês no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Praia Vermelha.

Cerca de 120 pessoas, entre integrantes da Prefeitura, membros de universidades e representantes da sociedade civil lotaram o auditório da instituição para assistir à apresentação do secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, e debater sobre o que esperam sobre o tema para a cidade. Entre os assuntos abordados estavam a ocupação e uso do solo, reurbanização de comunidades, e o reflorestamento e recuperação de corpos hídricos.

“A Prefeitura de Niterói tem ouvido a sociedade e incluiu os moradores no planejamento urbano, pois são os cidadãos que estão ali, no dia a dia das cidades, e sabem de perto os seus problemas”, destacou o secretário. “Nós estamos revisando o que foi feito na área de urbanismo e mobilidade nos últimos 20 anos, e não simplesmente realizando obras superficiais. Contamos sempre com associações e institutos especializados, além da sociedade civil, para compor esse planejamento que é feito a curto, médio e longo prazo, mas com responsabilidade”.

O debate contou com a participação do diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Wilson Madeira, da diretora da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFF, Clarissa Moreira e de Bergerson Reis, representando a Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit).

A primeira pré-conferência, que teve como tema “Habitação”, foi realizada na terça-feira (10), quando foi apresentado um balanço dos resultados das deliberações das conferências anteriores, entre outras discussões. As duas pré-conferências são etapas preparatórias para a 7ª Conferência Nacional das Cidades.