Niterói promove Dia Mundial de Limpeza de Rios e praias no dia 21 PDF Imprimir E-mail

13/09/2019 – Niterói participa, no próximo sábado, dia 21, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, com a atuação de voluntários recolhendo lixo em oito pontos diferentes da orla, rios e lagoas da cidade e ações desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), ONGs e instituições de meio ambiente com ajuda de voluntários. Dentre as diversas atividades programadas, está a limpeza subaquática no entorno da laguna de Itaipu.

O evento, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, tem como objetivo juntar esforços em um mutirão de limpeza e promover a conscientização sobre a importância de preservação de mananciais hídricos, áreas de restinga, mares e lagoas.

A expectativa é que este ano sejam recolhidas mais de cinco toneladas de resíduos, somando todos os pontos de coleta. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br.

“O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é de extrema importância pois é um momento em que a sociedade civil se une com instituições e o poder público para limpeza desses ecossistemas. É um momento de reflexão e de chamar a atenção sobre a importância da preservação. A cada anos temos mais voluntários aderindo e isso é um bom sinal”, explica o subsecretário de Sustentabilidade, Gabriel Cunha.

A programação será intensa e contará com a participação do Sesc e da Enel como parceiros da Secretaria de Meio Ambiente, que montarão tendas com atividades relacionadas a conscientização do meio ambiente.  A atividade acontece das 8h às 12h e todos os voluntários devem levar sua garrafinha com água.

Além disso as atividades contarão ainda com a participação de grupos de escoteiros, associações de canoa havaiana, Instituto Baía de Guanabara, Instituto Nissan, Rotary Clube de Niterói Icaraí, Museu de Arqueologia de Itaipu, Escolas da Rede Municipal e Particular, Projeto Mar do Conhecimento, Universidade Federal Fluminense, Faculdade Integrada Maria Thereza, Projeto Grael, Itacoatiara educoambiental bodyboarding, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Reserva Extrativista de Itaipu (Resex), Parque Estadual da Serra da Tiririca, Projeto Meros do Brasil, Uçá e Aruanã.

As ações contarão ainda com a participação de associações de moradores como Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), Sociedade Pro-preservacao Urbanistica e Ecologica de Camboinhas (Soprecam), Associação de Moradores do Boa Vista (Amob) e apoio da Escola de Futebol de Camboinhas.

Pontos de encontro

Itacoatiara (último quiosque a direita - sentido Pampo)

Itaipu (Em frente ao estacionamento das amendoeiras, após, grupos serão encaminhados para a laguna e para a praia)

Camboinhas (canto esquerdo)