Prefeito abre curso para novos guardas municipais PDF Imprimir E-mail

16/09/2019 - O prefeito Rodrigo Neves participou na manhã desta segunda-feira (16) da aula inaugural do curso para novos guardas municipais, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. São 80 - 14 deles mulheres - aprovados no último concurso para a Guarda Municipal de Niterói, divididos em duas turmas. O curso tem duração de três meses e a previsão é a de que o grupo se junte à corporação em dezembro, reforçando a segurança no período de festas de final de ano.

“Vim dar as boas-vindas a esses jovens, que foram aprovados no concurso para Guarda Municipal e que estarão prontos para atuar já em dezembro. Eles se juntam aos outros já convocados e, com isso, teremos 142 novos guardas, ampliando em 20% o atual efetivo da Guarda no patrulhamento, na mediação de conflitos e na garantia da ordem pública”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou que o aumento do efetivo da Guarda Municipal faz parte do plano de prevenção à violência, o Pacto Niterói Contra a Violência, lançado ano passado.

“A Prefeitura de Niterói está investindo muito em Segurança Pública, em programas como Niterói Presente e Proeis, no Cercamento Eletrônico, no Cisp e no trabalho integrado com as polícias Militar e Civil, o que tem ajudado muito na redução da criminalidade na cidade. Mas trabalhamos também para reforçar a Guarda Municipal e ter uma reestruturação da nossa força pública”, declarou o prefeito. “A Guarda Municipal de Niterói, que estava praticamente acabando em 2013, hoje tem um plano de desenvolvimento, uma sede, um centro de treinamento, um plano de carreira e concursos que foram realizados ao longo do nosso mandato e mais do que dobraram o efetivo da Guarda Municipal”.

O Secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, disse que novos guardas revitalizam a corporação.

“O cidadão niteroiense precisa dos nossos serviços e confia na nossa Guarda. E esses novos guardas terão a missão de manter no alto o nome da Guarda Municipal de Niterói, uma das mais antigas do Brasil. Isso não é missão fácil, mas tenho certeza de que esses jovens estão prontos assumir essa missão”, disse Paulo Henrique.

Também participaram da aula inaugural o inspetor-geral da Guarda Municipal de Niterói, Leandro da Vitória Nunes, e o diretor da empresa que organizou o concurso, Rogério Rangel. Participaram da seleção, 53 mil inscritos.