Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúne 8 mil voluntários em Niterói PDF Imprimir E-mail

limpeza-praia
21/09/2019
- O tempo chuvoso não impediu que cerca de oito mil voluntários aderissem ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste sábado (21) em Niterói. Foram 12 pontos diferentes de recolhimento de detritos na orla, rios e lagoas onde as ações aconteceram. Voluntários de todas as idades se uniram para marcar presença e mostrar, de forma simbólica, que o cuidado com o meio ambiente deve ocorrer todos os dias.

As iniciativas foram desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), ONGs e instituições de meio ambiente e parceiros diversos.

"Mesmo com chuva o pessoal compareceu em todos os pontos. Nosso principal objetivo é conscientizar e alertar que esse resíduo, que chega nos mares, rios e lagoas, é fruto de descarte e consumo feito de forma errada. Esse tipo de ação reforça a reflexão sobre a preservação ambiental", explica o subsecretário de Sustentabilidade, Gabriel Cunha.

As equipes se concentraram em Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga, prainha de Piratininga, Rio Jacaré, Charitas, São Francisco, Córrego da Viração, Icaraí, Boa Viagem e Jurujuba.

Michley de Carvalho França, de 32 anos, moradora de Itacoatiara, levou os filhos de 5 e 6 anos para participar da iniciativa.

"É importante que eles aprendam, desde pequenos, que precisam preservar. É para o próprio futuro deles", observou a pedagoga.

A programação foi intensa e contou com a participação do Sesc e da Enel, além da Clin, como parceiros da Secretaria de Meio Ambiente, que montaram tendas com atividades relacionadas a conscientização do meio ambiente.

As atividades contaram ainda com a participação de grupos de escoteiros, associações de canoa havaiana, Instituto Baía de Guanabara, Instituto Nissan, Rotary Clube de Niterói Icaraí, Museu de Arqueologia de Itaipu, Escolas da Rede Municipal e Particular, Projeto Mar do Conhecimento, Universidade Federal Fluminense, Faculdade Integrada Maria Thereza, Projeto Grael, Itacoatiara educoambiental bodyboarding, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Reserva Extrativista de Itaipu (Resex), Parque Estadual da Serra da Tiririca, Projeto Meros do Brasil, Uçá e Aruanã.Associações de moradores como Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), Sociedade Pro-preservacao Urbanística e Ecológica de Camboinhas (Soprecam), Associação de Moradores do Boa Vista (Amob) e a Escola de Futebol de Camboinhas também estiveram no evento.