Niterói apresenta experiências bem-sucedidas em diferentes setores durante reunião da FNP na Bahia PDF Imprimir E-mail

09/10/2019 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez um balanço da participação da cidade na 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Salvador, na Bahia. Durante o evento, que começou na última segunda-feira (7), Neves e os secretários municipais de Fazenda, Giovanna Victer, e de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, participaram de discussões sobre pacto federativo e descentralização de recursos, desafios de mobilidade urbana, reformas da Previdência e Tributária e desenvolvimento sustentável.

“Ao longo desses dias, nós debatemos questões que vão impactar o planejamento da gestão das cidades nos próximos anos, questões muito importantes que afetam a vida dos cidadãos e, por isso, a nossa presença relatando a experiência de Niterói e, ao mesmo tempo, criando novas parcerias, novas possibilidades é tão importante”, disse o prefeito.

Neves enfatizou que mais de 53% dos orçamentos municipais são dedicados às áreas sociais e ressaltou a importância de assegurar que os municípios possam ter recursos para realizar investimentos para melhorar a vida dos cidadãos.

“Nós não podemos permitir que os municípios percam recursos, até porque hoje os municípios são os maiores responsáveis pelos programas nas áreas de educação, saúde e assistência social”, ressaltou.

O prefeito citou, ainda, a divulgação do Anuário Multicidades, ranking de investimento das cidades brasileiras, que aconteceu durante o evento, e apontou Niterói como uma das 15 que mais investem na qualidade de vida dos seus cidadãos, com a maior proporção de investimento do orçamento público municipal.

“Isso é resultado do planejamento, do orçamento, de uma gestão fiscal responsável, que nos permitiram fazer mais investimentos em educação, saúde, mobilidade e no apoio à segurança pública. São essas áreas que mexem com o nosso dia a dia e podem tornar a nossa vida melhor”, pontuou o prefeito.

A secretária Giovanna Victer falou sobre as ações e conquistas de Niterói em gestão fiscal nos últimos anos. Ela citou também que o município é o segundo que mais investe em educação por ano, por aluno.

“Estamos aplicando os recursos no que a população mais necessita. Niterói é a segunda que mais investe em educação por aluno, por ano: R$ 16.227. Além dos investimentos na área de saúde 30% superiores que a média do país por habitante. Apresentamos, ainda, outras experiências bem-sucedidas como o Niterói Presente e o Pacto Niterói contra a Violência”, enumerou Giovanna Victer.

O secretário Axel Grael frisou a importância da troca de experiências com prefeituras de maior porte, de capitais e cidades com mais de cem mil habitantes presentes no evento. Ele classificou a experiência como muito positiva para o maior desenvolvimento dos municípios brasileiros.

“O encontro foi muito positivo. Nós vimos as experiências das outras cidades em sustentabilidade, resiliência e mobilidade, algumas novas tecnologias, legislação e políticas públicas. É sempre gratificante quando a gente compara com o que estamos fazendo em Niterói e vemos que estamos no caminho certo, que estamos na vanguarda em alguns desses temas. Isso nos dá muito orgulho do trabalho que está sendo realizado”, finalizou Grael.